𝐎𝐩𝐞𝐫𝐚çã𝐨 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐚 - 𝐂𝐡𝐚𝐯𝐞𝐬 – 𝐩𝐫𝐢𝐬ã𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐯𝐞𝐧𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐜𝐢𝐧𝐜𝐨 𝐝𝐞𝐭𝐢𝐝𝐨𝐬

 

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 28 de abril, procedeu à detenção de cinco homens, por serem suspeitos da prática de diversos crimes praticados nos Concelhos de Loures, Lisboa, Odivelas, Amadora, Oeiras, Sintra, Vila Franca de Xira e Almada.

Na sequência de ações investigatórias, foi desencadeada uma Operação Policial planeada, no sentido de dar cumprimento a cinco mandados de detenção, cinco mandados de busca domiciliária e mandados de busca a viatura.

Nos autos que conduziram a esta operação, encontram-se a ser indiciariamente investigados que se destacam pelo modus operandi que os suspeitos usavam para concretizar os seus crimes, bem como pela área de atuação do grupo.

Este grupo criminoso encontra-se indiciado pela prática de vários furtos em interior de veículo, utilizando para o efeito um bloqueador de sinal que impedia as vítimas de trancar devidamente as portas das suas viaturas. Seguidamente e com acesso ao seu interior, muniam-se das chaves da residência e, através dos documentos guardados nos compartimentos da viatura, acediam à morada dos proprietários.

Na posse das chaves da residência, deslocavam-se à habitação, de onde furtavam artigos em ouro, dinheiro e outros objetos de pequenas dimensões.

As vítimas de tais crimes eram ultimamente selecionadas, na maioria das vezes, junto a centros de vacinação COVID-19 ou em locais de lazer e prática de desporto, sendo os seus movimentos controlados por este grupo organizado, que aproveitava para atuar nestes hiatos temporais, em que as viaturas se encontravam desprovidas de supervisão e com fácil acesso. Tratava-se de um grupo de criminosos bastante organizado e com funções específicas nomeadamente, um de vigia às vítimas e seus movimentos, outro para aceder ao interior da viatura alvo de furto e os restantes para se deslocarem à residência e subtrair os pertences ali existentes, com uma mobilidade que lhes permitia atuar nos vários concelhos da área Metropolitana de Lisboa e, inclusivé, em alguns da margem sul.

Para além disso, este grupo está ainda indiciado por:

·         1 crime de associação criminosa;

·         13 crimes de furto;

·         13 crimes de furto qualificado;

·         1 crime de furto, na forma tentada;

·         1 crime de tráfico e mediação de armas;

 

Os detidos foram presentes no Tribunal Judicial competente, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa – prisão preventiva.



Comentários