𝐓𝐫ê𝐬 𝐝𝐞𝐭𝐢𝐝𝐨𝐬 𝐩𝐨𝐫 𝐪𝐮𝐚𝐬𝐞 𝐝𝐮𝐚𝐬 𝐝𝐞𝐳𝐞𝐧𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐫𝐨𝐮𝐛𝐨𝐬 𝐜𝐨𝐦 𝐚𝐫𝐦𝐚𝐬

 

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da  Divisão Investigação Criminal, no dia 23 de março, procedeu à detenção, através de mandado de detenção, três indivíduos com idades compreendidas entre os 17 e 19 anos, por serem suspeitos da prática de 18 crimes de roubo.

Este grupo de criminosos, entre os meses de dezembro de 2020 e março deste ano, foi responsável pelo cometimento de vários crimes de roubo em vários concelhos da zona de Lisboa. De forma sumária o modus operandis dos suspeitos passava por combinar encontros com as vítimas que tinham objetos à venda através de plataformas eletrónica de comércio de bens, aparentando tratarem-se de comuns compradores criando as condições de oportunidade para, selecionando os locais, vir a desapossar as vítimas desses mesmos bens, nomeadamente telemóveis, consolas de videojogos e malas.

Para a prática destes ilícitos os detidos chegaram a utilizar uma arma de fogo numa das ocasiões, sendo que na maioria das restantes utilizaram armas brancas, tendo inclusive agredido uma das vítimas, no olho, nas costas e abdómen, deixando-a num estado grave.

Os suspeitos estão também fortemente indiciados numa série de outros crimes violentos, designadamente relacionados com roubos a estafetas de empresas de comércio on-line de bens de restauração, em que após a encomenda da refeição, esperavam pela chegada do estafeta que acabava por lhe ver roubada a encomenda por este grupo de criminosos.

Este grupo atuava na zona de Lisboa, mas também nas comarcas de Loures, Amadora, Seixal e Setúbal. De relevar ainda que um dos detidos encontra-se neste momento com pena suspensa por condenação de crimes de roubo, pese embora, todos detenham antecedentes criminais, com processos criminais ainda em fase de resolução por crimes de roubo, entre outros igualmente graves.

Assim, após cumprimento dos mandados de detenção, foram, também, cumpridas cinco buscas domiciliárias que culminaram na apreensão dos seguintes objetos com relevância indiciária:

·       1 arma branca;

·       1 consola de videojogos que tinha sido roubada por este grupo;

·       3 malas de marcas de considerável valor;

·       Vários telemóveis (sendo que dois deles confirmadamente foram roubados por este grupo); e

·       Vários objetos em ouro;

Os detidos recolheram às salas de detenção do Comando Metropolitano de Lisboa, tendo sido conduzidos ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, sendo-lhes aplicada a medida de coação mais gravosa – prisão preventiva.

A Polícia de Segurança Pública aconselha os cidadãos que tenham objetos à venda nestas plataformas que ao combinarem encontros com os compradores tentem, sempre que possível, encontrarem-se nas imediações das Esquadras da PSP ou em locais que comprovadamente garantam a segurança dos mesmos. Igual conselho damos para todos os profissionais que trabalham no ramo das entregas de comida ao domicilio que devem, em caso de qualquer suspeita que possa ressaltar, e que intua um possível assalto, não hesitar em contactar a Esquadra mais próxima ou, em alternativa, ligar para o número de emergência.

Comentários