𝐃𝐞𝐭𝐢𝐝𝐨 𝐩𝐨𝐫 𝐝𝐞𝐬𝐨𝐛𝐞𝐝𝐢ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐚 𝐨𝐫𝐝𝐞𝐧𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨 𝐜𝐮𝐦𝐩𝐫𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐚𝐬 𝐫𝐞𝐬𝐭𝐫𝐢çõ𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐄𝐬𝐭𝐚𝐝𝐨 𝐝𝐞 𝐄𝐦𝐞𝐫𝐠ê𝐧𝐜𝐢𝐚

 

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Oeiras, no dia 21 de março, pelas 18h30,  na freguesia de Porto Salvo, procedeu à detenção de um homem de 23 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de desobediência no âmbito das restrições do estado de emergência.

Depois de uma denúncia de um ajuntamento com várias pessoas a confraternizar na via pública, em total desrespeito às normas em vigor, foram acionados meios policiais para o local. No decorrer da abordagem policial, o suspeito recusou, terminantemente, acatar as ordens para a obrigação do uso de máscara e do dever geral de recolhimento domiciliário, e depois de ser informado de que incorria num ilícito criminal, persistiu com a sua conduta, vindo a ser detido pelo crime de desobediência, após efetuada a cominação legal.

Para que a detenção fosse efetivada, revelou-se de absoluta necessidade o uso da força física estritamente necessário para manietar o suspeito, devido à sua postura não colaborante e à resistência oposta por ele.

Os Polícias, tiveram ainda de intervir com vários indivíduos presentes no local, os quais tentavam agir contra a concretização da detenção. Da ocorrência resultaram ferimentos em dois Polícias e no detido. A este foram ainda levantados três autos de contraordenação por inobservância ao dever geral de recolhimento domiciliário, obrigação do uso de máscara e consumo de bebidas alcoólicas na via pública.

O detido foi restituído a liberdade, aguardando notificação para comparência em Tribunal Judicial da Comarca de Oeiras, para aplicação das medidas de coação.

Comentários