“2 Detidos por roubo”

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 3 de agosto, entre as 00h00 e as 03h00, foram detidos dois homens, com 20 e 25 anos de idade, por serem suspeitos da prática reiterada de vários roubos com recurso à força física.

A investigação e atos de recolha de prova foram iniciados na passada sexta-feira (31 de julho), altura do primeiro ilícito, mas a realização de novo crime idêntico no domingo (02 de agosto), onde o principal visado viria a concretizar novo roubo a um jovem na zona de Alvalade, precipitou uma ação mais célere dos investigadores criminais de forma a neutralizar o seu ímpeto. 

Nesse roubo, mediante a ameaça do uso da força física e fingindo ocultar uma arma, o suspeito viria a subtrair o dinheiro que o lesado trazia consigo depois de o abordar na via pública. A comunicação desse ilícito e a transmissão das caraterísticas físicas e indumentária do suspeito, seriam determinantes para a localização do mesmo, já com estupefaciente adquirido num bairro social da cidade de Lisboa.

Posteriormente, e mediante a realização de uma série de diligências, foi possível chegar à identificação do segundo suspeito, coautor em alguns dos ilícitos, localizá-lo e intercetá-lo.

Já com os suspeitos intercetados realizou-se uma bateria de atos processuais que culminaram na recolha de indícios bastantes à imputação de três crimes de roubo a um dos suspeitos, e destes, dois realizados em coautoria com o segundo suspeito. Dos três roubos, dois deles foram qualificados pelo uso efetivo da força física e pelo valor dos bens subtraídos.

Um dos indivíduos tinha, inclusivamente, sido detido pela PSP durante o fim-de-semana (sábado), também por roubo, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações semanais.

Em termos de histórico criminal apenas o suspeito mais velho apresenta registo por crimes violentos, com condenações transitadas em julgado, mas em que as penas de prisão foram suspensas gozando, à data, do regime excecional para menores de 21 anos. Ambos têm vários outros processos-crime ainda em curso, sendo por isso notória a sua predisposição para a prática criminal como forma única de rendimento. 

Após realização do devido expediente processual, os suspeitos foram detidos e presentes a primeiro interrogatório de arguido detido durante o dia de hoje, desconhecendo-se por ora as medidas de coação aplicadas. 

Face ao conhecimento de que possam existir outros ilícitos semelhantes atribuíveis a estes suspeitos posteriormente proceder-se-á à realização de diligências no sentido de lhes imputar, de forma cabal, a respetiva responsabilidade criminal.

Comentários