“Dois detidos por injúrias e agressões a polícias”

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 21 de abril, pelas 18h00, em Loures, procedeu à detenção de um homem com 37 anos e de mulher com 21 anos de idade, por serem suspeitos da prática dos crimes agressão e injúria a gente de autoridade, respetivamente.

Os polícias foram alertados para o facto de se encontrar um grupo de indivíduos a consumir bebidas alcoólicas e a confraternizar livremente na via pública, desrespeitando as restrições impostas pelo Estado de Emergência.

Ao chegar ao local, os polícias foram recebidos e ameaçados de forma hostil, não tendo o grupo de indivíduos acatado as ordens legais e legítimas que lhes foram dirigidas, no sentido de recolherem ao domicílio.

Ao aperceber-se que iria ser algemado, o suspeito de 37 anos desferiu diversos pontapés nos polícias. Não obstante, os polícias lograram manietar e deter o agressor, sendo que os restantes incumpridores se colocaram em fuga para parte incerta.

Ainda no decorrer da detenção deste agressor, a sua filha saiu da residência e injuriou gravemente os polícias, motivo pelo qual foi igualmente detida. Os polícias agredidos tiveram necessidade de receber tratamento hospitalar.

A detida foi notificada para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca de Loures para aplicação das medidas de coação e o detido recolheu às celas de detenção para que, no mesmo dia fossem ambos presente no mesmo tribunal. 

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP acredita que estas detenções serão impactantes para que o fenómeno de agressões a polícias, prioritário em termos de intervenção policial, possa sofrer decréscimos assinaláveis pela dissuasão de grupos de autores com pretensões desta natureza, sendo que o Comando Metropolitano de Lisboa manterá as mais rigorosas normas de autoproteção dos polícias, bem como continuará a desencadear as medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, face à gravidade e ao impacto deste tipo de ações criminosas na opinião pública.

Não será um episódio por si só que colocará em causa todo o esforço que os polícias da PSP têm desenvolvido no sentido de apoiarem a luta contra esta epidemia, expondo-se continuamente a riscos de contágio elevados, bem como padecendo de diversas privações, tendo ainda de se deparar, confrontar e dominar este tipo de comportamentos de incumprimento e até mesmo de índole criminosa, por parte de cidadãos pelos quais os polícias se batem todos os dias para proteger, socorrer e até mesmo amparar, consolidando a Polícia de Segurança Pública enquanto Instituição basilar na Comunidade, sobretudo na conjuntura que Portugal e o Mundo atualmente atravessam.

Comentários