“Detido por Vários furtos de Telemóveis em Esplanadas da Baixa”



O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 3 de dezembro, procedeu à detenção de um homem, com 29 anos de idade, por ser suspeito de 7 crimes de furto de telemóveis e carteiras e um crime de recetação. 
A detenção deu-se pelas 12h00, na Rua do Benformoso, sendo detido em flagrante delito por ter furtado um telemóvel a uma turista, no interior de um café da baixa lisboeta, onde o homem entrou e, aproveitando a distração da vítima, lhe furtou o telemóvel, que se encontrava em cima da mesa, pondo-se de seguida em fuga do local.
Na posse da descrição do homem e percebendo que era conhecido da Polícia, os agentes que se dedicam em exclusivo à investigação desta criminalidade de imediato se deslocaram para junto da residência do homem, onde vieram a intersetá-lo e detê-lo, ainda na posse do telemóvel furtado, o qual foi avaliado em 800€ e entregue à vítima.
Das diligências subsequentes, foi possível associar o detido a uma série de outros furtos, quer de telemóveis, quer de carteiras, cometidos um pouco por toda a zona da baixa Lisboeta e sempre em cafés, restaurantes e esplanadas. O método de atuação consistia, não raras vezes, em simular um falso peditório, mostrando às vítimas uma folha de papel que usava para distrair as vítimas e cobrir os bens que se encontrassem em cima da mesa, furtando-os em seguida de forma astuciosa.
Até ao momento, a PSP conseguiu associar o detido ao furto de 7 telemóveis e uma carteira, criando um prejuízo total de cerca de 4700€ aos ofendidos.
No momento da detenção, o homem tinha ainda na sua posse um outro telemóvel, igualmente furtado do interior de um hotel e propriedade desse estabelecimento, motivo pelo qual foi apreendido e restituído em seguida.
Presente no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa – Juízo de Instrução de Lisboa, para 1.º Interrogatório Judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação mais gravosa de Prisão Preventiva.

Lisboa, 05 de dezembro de 2019

Comentários