PSP lança cadeado para combate ao furto por carteirista

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP informa que no dia de hoje, procedeu à apresentação da nova campanha de sensibilização e prevenção para o furto por carteirista desenvolvidas em conjunto com a Idea Can.
 
Esta nova campanha desenvolveu-se durante toda a manhã no Terminal de Cruzeiros de Lisboa e posteriormente na Praça do Comércio. Consubstanciada na distribuição de um porta-chaves com mensagens de sensibilização e que publicita a imagem institucional da PSP. Para além disso, têm uma segunda finalidade, funcionam como um cadeado para as mochilas. Estes cadeados visam essencialmente alertar os turistas que visitam a cidade de Lisboa para o acionamento de mecanismos de segurança e de prevenção quando passeiam pela capital e transportam consigo objectos dentro de mochilas, evitando dessa forma serem vítimas do crime de furto por carteirista
Com a utilização deste cadeado para as mochilas a PSP espera alertar não só para a prevenção mas também como mostrar que está a atenta a este tipo de crime e que tem estudado e implementado diversas estratégias de combate ao furto por carteiristas.
 
Depois de analisado o fenómeno foi possível apurar que mais de 30% dos casos de furto por carteirista são consumados através do furto no interior de mochilas que os turistas trazem às costas e 11% por furto de objetos que são colocados guardados nos bolsos de trás das calças.
 
No início do ano foi criada uma equipa especializada no combate ao furto por carteiritas, que atua essencialmente nas zonas históricas da cidade e que os resultados são bastante satisfatórios, pois contamos até à presente data, na cidade de Lisboa, com 273 detenções por furto por carteirista, tendo ultrapassado já os valores do ano de 2017 e mais de 5000 participações pelo crime de furto por carteirista.
 
Com mais esta iniciativa a PSP reforça nos turistas o sentimento de segurança e sensibiliza todos os que visitam a cidade de Lisboa para a adopção de medidas de autoprotecção durante a sua estadia e em caso de serem vítima de algum tipo de crime, que participem o mesmo junto da PSP, para que possamos continuar melhorar a nossa atuação e os nossos mecanismos de sensibilização e prevenção de forma a monitorizar e diminuir este tipo de crime.
 
A PSP aconselha:
 
• Não ostente ou transporte objetos valiosos, bem como quantias monetárias elevadas;
• Tenha consigo apenas o essencial;
• Se transportar mochilas ou malas, mantenha-a sempre fechada e junto à parte frontal do corpo;
• Se considerar necessária a intervenção da polícia, não hesite em pedir a nossa colaboração, ligue 112, e memorize no seu telemóvel o seguinte número de telefone do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP: 21 765 42 42, ou digite no seu telemóvel [21 polícia].
 


 

Comentários