Operação Teias de Azeitão

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no decurso de uma investigação e no âmbito da Operação Teias de Azeitão, no dia 14 de dezembro, pelas 07h00, nos distritos de Beja, Braga, Lisboa, Leiria, Porto, Portalegre, Setúbal, e Santarém, procedeu à detenção, de 6 mulheres e de 17 homens, com idades compreendidas entre os 28 e os 52 anos, por serem suspeitos pela prática do crime de tráfico e viciação de viaturas e posse ilegal de arma de fogo.

Na sequência de uma investigação com cerca de dois anos de duração, foi desencadeada uma operação policial, tendo sido efetuadas 75 buscas e cumpridos 21 mandados de detenção, emitidos pela autoridade judiciária.

No decorrer desta investigação, foi possível apurar que os suspeitos desenvolveram uma organização estruturada, a qual se destinava à prática de ilícitos relacionados com o tráfico e viciação de veículos automóveis.

Apesar da atividade deste grupo se centrar na grande Lisboa, abrangia também todo o território nacional, bem como alguns países europeus (tendo sido possível localizar diversas viaturas provenientes e remetidas para tais países, no âmbito da atividade desta organização). 

Durante a investigação, anteriormente à realização desta operação, haviam sido, já, recuperadas e apreendidas 28 viaturas de alta cilindrada.

Os suspeitos, inicialmente, dedicavam-se a contactar proprietários endividados e incapazes de saldarem os empréstimos celebrados para aquisição de viaturas, comprometendo-se, assim, a vende-los a quem assumisse a dívida, libertando-os desse encargo financeiro. Posteriormente, através de uma vasta rede de contactos, o grupo vendia as viaturas omitindo a existência de um crédito associado. Desta forma, os proprietários ficavam sem as suas viaturas mas mantinham a responsabilidade pelo pagamento do empréstimo, por outro lado, os compradores adquiriam viaturas sobre as quais existia um crédito e por isso sujeitas a penhora ou apreensão. Os suspeitos dividiam, entre si, o lucro correspondente ao valor total da venda da viatura.

Numa fase seguinte, o grupo dedicava-se a clonar/falsificar viaturas oriundas de furtos, roubos e burlas. Estas viaturas eram alteradas nos seus números de identificação e matrículas, pelo que através da rede de contactos que detinham, eram colocados a circular e vendidos, chegando a haver duas viaturas a circular com as mesmas matrículas.

Mais recentemente o grupo dedicou-se a obter viaturas junto de empresas de “rent-a-car”, alugando-as, sem contudo as devolver no términus do prazo do contrato. Assim, através da falsificação de documentos alteravam a propriedade da viatura e vendiam-na a terceiros que desconheciam a sua proveniência. 

Das buscas efetuadas foi possível recuperar e apreender o seguinte material:
  • 37 Viaturas;
  • 9 Armas de fogo;
  • 1 Televisor;
  • 1 Impressora;
  • Vários Carimbos;
  • 10 Telemóveis;
  • 1 Par de algemas;
  • 1 Arma branca;
  • 11 Computadores;
  • Diversas chaves de viaturas;
  • 22.690,00 Euros em numerário do BCE, e
  • Diversa documentação relacionada com os ilícitos criminais.

Os detidos, com antecedentes criminais pela prática de diversos tipos de ilícitos, serão presentes na Instância Central, 1.ª Secção de Instrução Criminal do Tribunal da Comarca de Lisboa, para 1.º interrogatório judicial, para lhe serem aplicadas as medidas de coação.

De salientar que a PSP contou com o apoio da Guarda Nacional Republicana nas buscas realizadas na área de responsabilidade daquela Força de Segurança.

Comentários