Detido Líder de Grupo Suspeito da Prática de Vários Furtos

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, ontem, pelas 18H30, nas imediações do Aeroporto Internacional de Lisboa, procedeu à detenção fora de flagrante delito de um homem com 32 anos de idade, pelo cometimento de vários crimes de Furto Qualificado.

Na madrugada de 17 de Agosto de 2012 chegou ao conhecimento da Polícia de Segurança Pública que o Bingo do clube “Os Belenenses”, sito na Avenida João Crisóstomo, havia sido alvo de furto. Para a consumação do ilícito, os suspeitos haviam acedido ao interior das instalações através de uma conduta de ar condicionado e já no seu interior, através do arrombamento do cofre, subtraíram cerca de 57.000 Euros, provocando ainda danos avaliados em 12.000 Euros. 

Com o início da investigação a através de várias diligências de investigação foi possível identificar e sinalizar um grupo de indivíduos suspeitos de serem os autores do ilícito em apreço apesar das dificuldades acrescidas pelo facto dos indivíduos sinalizados serem portadores de identificações falsas, atestadas através de documento falso, de não possuírem residência em território nacional e de com alguma regularidade viajarem para Espanha, Itália e Roménia.

O seu modo de atuação assentava, primeiro, num reconhecimento para o qual frequentavam as salas de jogo e os estabelecimentos a serem alvo do ilícito, fazendo o estudo dos sistemas de segurança do local. Posteriormente, realizavam o crime através de escalamento.

Tratava-se de um grupo altamente organizado, em que o ora detido era o líder tendo a responsabilidade de definir os estabelecimentos alvo de furto, adquirir as ferramentas necessárias para a consumação do ilícito e ainda alugar a viatura que serviria de apoio. Os restantes elementos limitavam-se a cumprir as tarefas que lhes eram determinadas, nomeadamente, a execução dos ilícitos.

Assim, foi possível reunir indícios fortes em relação ao indivíduo detido, conseguindo relacioná-lo com pelo menos sete crimes de Furto Qualificado, a saber: Bingo do Belenenses, Bingo do Benfica, Bingo do Vitória de Setúbal, Bingo da Amora, Panda Bingo em Lisboa, Supermercado Pingo Doce em Lisboa e uma Ourivesaria na baixa lisboeta, sendo igualmente suspeitos de serem os autores dos ilícitos nos bingos da Académica de Coimbra e da Nazaré.

As investigações vão continuar no sentido de intercetar os restantes membros do grupo.

O detido, que ao que tudo indica se preparava para abandonar o território nacional e que possui antecedentes criminais pelo cometimento de inúmeros ilícitos, nomeadamente, por roubo, será presente no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para 1.º Interrogatório Judicial e aplicação das respetivas medidas de coação.

Comentários