AVISO DE BURLA INFORMÁTICA - POP UP

A Polícia de Segurança Pública alerta mais uma vez todos os cidadãos, em especial os utilizadores de internet, para um e-mail que apresenta um ficheiro em anexo contendo um vírus malicioso que utiliza a imagem da PSP e bloqueia os sistemas informáticos infetados com o objetivo de subtrair valores monetários.

Normalmente o utilizador infetado por este vírus, recebe um e-mail que, além de bloquear o sistema operativo do computador, leva a que as vitimas efetuem um pagamento no valor de 100 Euros através de um sistema de pagamentos online (http://www.ukash.com/). Este sistema usa os terminais Payshop, onde as vítimas devem aceder e adquirir um código Ukash, no valor de 100 Euros e posteriormente devem fornecer esse código através do vírus ao “autor” do mesmo, que na posse desse código poderá proceder ao levantamento do valor ou efetuar compras/pagamentos online.

Este “vírus” aproveita-se do facto de o utilizador “infetado” consultar sites com conteúdos para adulto ou outros relacionados com downloads de músicas/filmes, para assim mais facilmente induzir as vítimas de que terão cometido alguma ilegalidade e que devem, por isso, efetuar o pagamento da suposta coima.

Suspeita-se que muitas pessoas são vítimas desta burla, no entanto por se sentirem constrangidas de terem sido enganados ou de terem consultado certo tipo de sites, não apresentam denúncia.

Só no presente ano, e na área do Comando Metropolitano de Lisboa, já foram denunciadas doze situações análogas à reportada.

Sobre esta situação já se encontra um alerta no site da PSP; http://www.psp.pt/Pages/Noticias/MostraNoticia.aspx?NoticiasID=845, que alerta os cidadãos para esta situação e apresenta possíveis soluções para remover o vírus do sistema informático.

Comentários