Detido traficante em Sintra com identidade falsa

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Sintra, ontem, pelas 23h20, na rua Bela Vista, Casal do Cotão, no Cacém, procedeu à detenção de um homem de 39 anos pelo crime de tráfico de estupefacientes. 

Quando uma equipa da PSP efetuava patrulhamento por aquela freguesia, visualizou um indivíduo com um comportamento suspeito num local referenciado pelo crime de tráfico de estupefacientes, estando o mesmo a comunicar via telemóvel com alguém, dando a entender que o mesmo estaria a dar a sua localização, tendo sido entretanto abordado pelos polícias. 

Depois de uma breve revista sumária, foram encontradas na posse do suspeito 1, 41 g de uma substância de cor branca que se viria a apurar tratar-se de produto suspeito de ser Cocaína. 

Enquanto decorria a já mencionada revista, surgiu uma viatura ligeira de passageiros no mesmo local, onde se constatou estar um outro indivíduo a realizar uma chamada. Os polícias aperceberam-se que o telemóvel do primeiro suspeito seria o destinatário daquela chamada pelo que questionaram o condutor do teor da chamada, ao que o mesmo prontamente referiu que estaria a ligar para um indivíduo para adquirir produto estupefaciente, nomeadamente, Cocaína. 

Posteriormente, já na Esquadra de Investigação Criminal de Sintra onde se realizavam todas as diligências processuais relativas ao suspeito que havia sido intercetado na posse de produto estupefaciente, o mesmo afirmou ser de nacionalidade guineense e ter 35 anos de idade. 

Por existirem algumas incongruências no discurso do suspeito, relativamente aos seus dados pessoais, os polícias deslocaram-se a uma das ruas onde o indivíduo havia dito que residia, localizando a residência e procedendo, assim, a uma busca domiciliária, onde foi possível apreender: 6.165 Euros em numerário, 4 embalagens de produto estupefaciente suspeito de ser Cocaína com o peso de 0,67 g, uma balança de precisão, um punhal de grandes dimensões e 4 passaportes, dois com um nome que o indivíduo havia dado à PSP e outros dois com um nome totalmente diferente, mas todos com a mesma fotografia do suspeito. Para além disto, foram ainda apreendidos 4 anéis em ouro e 4 telemóveis, por existir suspeita de estarem relacionados com o crime já mencionado. 

Relativamente à suspeita de falsificação de documentos, o suspeito afirmou que em 2001 havia entrado em território nacional com o documento de um familiar guineense, identificação que primeiramente forneceu à PSP nesta situação, tendo inclusivamente já cumprido uma pena de prisão efetiva de 4 anos com essa identidade pelo crime de tráfico de estupefacientes. 

Em simultâneo, havia conseguido obter dupla nacionalidade com a sua identidade verdadeira, tratando-se, por isso, de um cidadão português, cuja identidade lhe permitia movimentar com facilidade, sem levantar suspeitas, permitindo-lhe furtar-se a situações mais complicadas eventualmente pendentes com a justiça. 

O detido, já com antecedentes criminais por este tipo de crime, irá ser presente no decorrer do dia de hoje no Tribunal Judicial de Sintra para 1.º Interrogatório Judicial e aplicação das respetivas medidas de coação.

Comentários