9 Detidos por crimes previstos na Lei do desporto


O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública de Lisboa, através da Divisão de Investigação Criminal, ontem, entre as 07H00 e as 18H30, em Almada, Carnaxide, Lisboa, Oeiras e Ovar, procedeu ao cumprimento de 9  Mandados de Detenção e 7 Mandados de Busca Domiciliária, num âmbito de um processo de ofensas à integridade física, posse e uso de artefactos pirotécnicos, resistência e coacção sobre funcionário, dano qualificado, participação em rixa e outros crimes previstos e punidos na Lei do Desporto.
A operação do cumprimento dos mandados deu-se em sequência do encontro de futebol entre as equipas do Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica, ocorrido no Estádio Alvalade XXI, no passado dia 21 de Fevereiro, onde se verificaram conflitos entre as claques afectas aos dois clubes com recurso a pedras, paus e engenhos explosivos.
Os confrontos estenderam-se ao interior do recinto desportivo, através do arremesso sucessivo de vários objectos, entre os quais se destacam engenhos pirotécnicos, para o interior do relvado, colocando em perigo todos os agentes desportivos. Na sequência de tal conduta, houve necessidade de intervenção policial de forma fazer cessar as ofensas e efectivar a detenção dos seus autores. Perante a eminência da intervenção, os elementos afectos ao GOA Juventude Leonina, de forma organizada e mediante a utilização de hastes das bandeiras e cadeiras das bancadas (que destruíram no momento) impossibilitaram a intervenção policial, agredindo de forma gratuita os elementos policiais que se encontravam no desempenho da missão.
Durante a investigação foram identificadas outras situações em que foi utilizada de forma agrupada e gratuita violência sob as forças de segurança, sendo também identificadas várias situações de posse de material explosivo. Foram ainda identificadas várias situações em que os elementos afectos à referida claque, através de vários meios, incentivaram à violência os restantes elementos do grupo.
Perante a perigosidade objectiva dos suspeitos e existirem fundadas suspeitas de que persistirão na mesma conduta, foram emitidos e cumpridos Mandados de Detenção para aplicação de medida de coacção e Mandados de Busca, sob a direcção funcional do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa.
Com efeito, no dia de ontem, foi desenvolvida a operação policial, durante a qual foi possível deter os 9 suspeitos, com idades compreendidas entre os 21 e os 36 anos de idade, e apreender o seguinte material:
  • 28 (vinte e oito) potes de fumo;
  • 1 (um) petardo;
  • 5524,29 gr (cinco mil quinhentos e vinte quatro gramas e vinte nove décimas) de um produto suspeito de ser HAXIXE;
  • 64,02 gr (sessenta e quatro gramas e dois décimas) de um produto suspeito de ser COCAÍNA;
  • 600,00€ (seiscentos euros) em numerário;
  • 1 (um) balança de precisão, e
  • 1 (um) embalagem de gás CS.

Os detidos encontram-se neste momento a ser presentes no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para 1.º Interrogatório Judicial, para que lhes sejam aplicadas medidas de coação que façam cessar este tipo de condutas que nada dignificam o desporto, causando grande alarme social na população pois propagam-se às zonas envolventes dos recintos desportivos.

Comentários