Final da Taça de Portugal

O Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública de Lisboa, informa que no próximo Domingo, dia 22 de Maio, pelas 17H00, no Estádio Nacional, realiza-se o encontro de futebol da final da Taça de Portugal, entre as equipas do Vitória Sport Clube de Guimarães e o Futebol Clube do Porto, que, segundo a legislação nacional em vigor é considerado um jogo de risco elevado.

A hora oficial de abertura das portas será às 14H30, no entanto, a PSP começará a montar o policiamento pelas 13H30, de forma a garantir a segurança de todos os espectadores e intervenientes no jogo. De forma a regularizar o trânsito nas imediações do Estádio existirão condicionalismos a partir das 08H00.

A todo o momento faremos a monitorização dos fluxos de trânsitos bem como da movimentação de adeptos, essencialmente, aqueles que são considerados de risco, sendo que para auxílio a esta monitorização será utilizado um helicóptero que fará a vigilância aérea.

O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa destacou, para este encontro, um dispositivo policial considerado adequado às circunstâncias. Destes, estarão presentes: efectivos da Divisão Policial da área em patrulhamento apeado, auto, à civil e Equipas de Intervenção Rápida, Divisão de Investigação Criminal, Divisão de Trânsito, Unidade Metropolitana de Informações Desportivas, Equipas de Inactivação de Engenhos Explosivos e Segurança em Subsolo, Grupo Operacional Cinotécnico, Corpo de Intervenção. Conta ainda com a colaboração dos Solípedes e Unidade de Trânsito da Guarda Nacional Republicana.

Com o referido dispositivo, a principal missão da PSP é garantir a segurança das pessoas, quer no interior, quer no exterior e imediações do complexo desportivo, prevenindo furtos a pessoas e a automóveis, roubos, venda ilegal de bilhetes e quaisquer alterações da ordem pública.

A PSP relembra que é contra a legislação em vigor, nomeadamente:
  • O arremesso, no recinto desportivo, de quaisquer objectos, ainda que de tal facto não resulte ofensas corporais para qualquer pessoa; 
  • A entrada não autorizada de qualquer pessoa na área de competição (relvado); 
  • A distribuição para venda ou a venda de bilhetes em violação do sistema de emissão, sem autorização expressa, ou com fins lucrativos, fora dos locais de venda oficial, podendo ser ainda aplicada como sanção acessória a interdição (definitiva ou temporária) de acesso a recintos desportivos; 
  • Adopção de quaisquer outros comportamentos criminais que coloquem em causa a tranquilidade e ambiente festivo do evento. 
Por fim, a PSP aconselha:

  • Os adeptos a não levarem chapéu-de-chuva; 
  • Todos os adeptos a se deslocarem para o Estádio de transportes públicos, evitando trazer as suas viaturas para as imediações do Estádio; 
  • Os adeptos do Futebol Clube do Porto a fazerem a entrada pelo lado Sul do Estádio - PARQUE 1 – vindo directamente da A9 (CREL) seguindo em direcção à MARGINAL/ALGÉS. 
  • Os adeptos do Vitória Sport Clube de Guimarães a fazerem a entrada pelo lado norte do Estádio. Vindo directamente da A9 (CREL), passando sobre a A5, voltam à direita e seguem as placas de indicação ESTÁDIO e entram na A5, indo directamente para o PARQUE 3 que fica paralelo à A5, lado sul. 
  • Todos os adeptos a chegarem com antecedência, contando com as filas e com os procedimentos de segurança. 
O Comando Metropolitano conta com a colaboração do público, no sentido do mesmo mediar conflitos e comunicar à Polícia ocorrências anormais que possam pôr em causa o sucesso do evento. Mais uma vez se realça, no sentido de tranquilizar todos os cidadãos, que a PSP está convicta que todas as medidas foram tomadas, no sentido do evento não ser visto como um problema de segurança, mas sim como uma festa de convivência saudável entre todos os participantes.

Comentários