SPORTING – BENFICA

O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa informa que no dia 21 de Fevereiro, pelas 20H15, no Estádio José Alvalade, vai realizar-se o encontro de futebol entre as equipas SPORTING – BENFICA, a contar para a Liga Zon Sagres.
Segundo a legislação nacional em vigor este jogo é considerado “jogo de risco elevado”, e espera-se uma lotação de cerca de 38.000/40.000 espectadores, sendo a grande maioria adeptos do Sporting.
A hora oficial de abertura das portas ao público será às 18H15, no entanto o policiamento será montado a partir das 17H00, de forma a garantir a segurança de todos os espectadores e intervenientes no jogo e também de forma a regularizar o trânsito nas imediações do Estádio.
Haverá pela PSP, desde o período da manhã, um maior rigor na fiscalização dos estacionamentos irregulares, procurando evitar que a circulação automóvel não se faça com a fluidez possível, sendo que entre as 18H30 e as 19H15, haverá algumas restrições ao trânsito, nomeadamente, na chegada das equipas e claques.
Aos condutores que pretendam deslocar-se para a Alta de Lisboa, Lumiar ou até as piscinas do Estádio, aconselha-se que utilizem a Alameda das Linhas de Torres, a Av. Rainha Dona Amélia, evitando transitar na Av. Padre Cruz.
Aos condutores que se dirijam para Odivelas e Loures e áreas limítrofes, aconselha-se, também, que evitem transitar na Av. Padre Cruz privilegiando a utilização do eixo Norte-Sul (Túnel do Grilo).
Será feito o acompanhamento das claques do Benfica desde o Estádio da Luz até ao Estádio José Alvalade através de uma caixa de segurança, e a todo o momento faremos a monitorização dos fluxos de trânsito bem como da movimentação de adeptos, essencialmente, aqueles que são considerados de risco.
O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa destacou, para este evento, um efectivo que considera necessário e suficiente, para assegurar a ordem e tranquilidade públicas. Destes, estarão presentes diversas valências da PSP, tais como: Divisão Policial da área em patrulhamento apeado, auto e à civil, Equipas de Intervenção Rápida, Divisão de Investigação Criminal, Divisão de Trânsito, Unidade Metropolitana de Informações Desportivas e a Unidade Especial de Policia. Com este dispositivo pretendemos garantir a segurança das pessoas e seus bens, quer no interior, quer no exterior e imediações do complexo desportivo, prevenindo furtos a pessoas, de e em automóveis, roubos, venda ilegal de bilhetes e quaisquer alterações da ordem pública, principalmente no que diz respeito a rivalidades entre claques e adeptos das equipas.
A PSP relembra que, segundo a legislação em vigor, é crime, nomeadamente:
· O arremesso, no recinto desportivo, de quaisquer objectos ou produto líquido;
· A entrada não autorizada de qualquer pessoa na área de competição (relvado);
· A venda / compra de bilhetes fora dos locais de venda oficial;
· A venda, consumo e introdução de bebidas alcoólicas no complexo desportivo;
· Adopção de comportamentos racistas ou provocatórios para com outros adeptos, e
· Adopção de quaisquer outros comportamentos que coloquem em causa a tranquilidade e ambiente festivo do evento.
· Não é permitida a entrada de chapéus-de-chuva.

Por fim, a PSP aconselha:

· Todos os adeptos a se deslocarem para o Estádio de transportes públicos, aderindo á Campanha “Vá á bola em transportes públicos” evitando trazer as suas viaturas para as imediações do Estádio;
· Todos os adeptos a chegarem com antecedência, contando com as filas e com os procedimentos de segurança, e
· No caso de serem utilizadas viaturas próprias, ao estacionamento em parques vigiados.

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP conta com a colaboração do público, no sentido do mesmo mediar conflitos e comunicar à Polícia ocorrências anormais que possam pôr em causa o sucesso do evento. Mais uma vez se realça, no sentido de tranquilizar todos os cidadãos, que a PSP está convicta que todas as medidas foram tomadas, no sentido do evento não ser visto como um problema de segurança, mas sim como uma festa de convivência saudável entre todos os participantes.

Comentários