Dia Europeu da Vítima de Crime

O passado dia 22 de Fevereiro foi o Dia Europeu da Vítima de Crime e a PSP não pôde ficar indiferente a esta data, até porque diariamente dá apoio a vítimas de diversos tipos de crime. Assim, o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa mostrou o trabalho que é feito neste campo, nomeadamente através das vítimas que de alguma forma receberam o nosso apoio e quiseram  prestar o seu testemunho, resultando nalgumas reportagens, em particular a da RTP que deu origem a diversos comentários, nomeadamente os que se seguem e que este Comando agradece e congratula-se por saber que existem cidadãos que reconhecem o trabalho dos elementos desta Polícia:

 _____________________________________________________________________________________________

"Exmos. Senhores
Estou a dirigir-me a V. Exas no sentido de me manifestar sobre a reportagem que presenciei há dias na RTP, entre um agente da PSP e um surdo no qual me tocou profundamente, por haver alguém (agente da PSP), interessado em ajudar quem é igual a todos nós, mas com uma pequena deficiência (surdez).
Congratulo-me com tal agente e que esta atitude tão nobre seja um exemplo a seguir por outros organismos para que se possa ultrapassar tais obstáculos. Trabalho numa repartição pública e já me deparei com situações idênticas, sem saber o que fazer.
Por tudo isto tenho que dar os parabéns em primeiro lugar ao senhor agente da PSP, por ter investido neste tipo de língua gestual, e para ele vai o meu muito obrigado, à RTP, por ter passado tal reportagem e à PSP, por ser pioneira nesta matéria.
Com os melhores cumprimentos
JS"
_____________________________________________________________________________________________ 

"Boa tarde,

É com imensa satisfação, que vos felicito pela preocupação que cada vez mais, as nossas forças de segurança têm pelos cidadãos! Gostei imenso de ver a reportagem transmitida na RTP na passada 3ª feira no telejornal, é sempre bom saber que existem elementos que compreendam e entendam todo o cidadão, falo pois da mais valia que o agente João Cunha é para o país! Infelizmente vêem-se cada vez mais casos de violência contra pessoas incapazes, nas mais diversas formas!  É assustador, mas com elementos como este agente,  há sempre um certo conforto pois sabem que há alguém que os entende, e sinto que seja um bom passo para quebrar as barreiras ainda existentes entre o cidadão "dito normal" e o cidadão com deficiências, seja quais elas forem!

Felicito com entusiasmo, este organismo, essencial à vida de todos nós!!

Cordiais cumprimentos

MTP"
______________________________________________________________________________________________

"Ex mos Senhores

Venho por este meio manifestar a minha sensibilidade pela reportagem que há dias passou na RTP, relativamente à deficiência (surdez), e que me tocou profundamente de várias formas:

·                     Como pessoa apraz-me dizer que me congratulo por saber que no nosso país e mais propriamente na PSP, na pessoa de tão ilustre agente, se ter debruçado sobre esta problemática, investindo na aprendizagem da língua gestual, sendo por isso um modelo a seguir por outras instituições públicas e não só, deste país, onde as barreiras humanas e sociais muitas vezes se contrapõem ao ser humano deficiente.
·                     Enquanto professora do 1º ciclo, onde ao longo da minha vida profissional me deparei com vários casos de “surdez” parcial e até profunda e quão difícil foi ultrapassar as barreiras da comunicação. É que, a inclusão significa muito mais do que o ingresso de crianças diferentes na escola. É indispensável promover recursos e competências que envolvam todos os alunos para que cresçam e se desenvolvam, saudáveis e felizes.
·                      Também porque toda a minha vida lidei no seio da minha família com um irmão parcialmente surdo e quão difícil foi e continua a ser, dialogar com ele, para que dentro das limitações que lhe são inerentes, possa ter um conhecimento embora limitado do mundo que o rodeia.
Como sempre a escola da vida a ajudar a resolver por vezes tão difíceis percalços.
Para terminar, parabéns á RTP, parabéns à PSP e um agradecimento muito especial ao senhor Agente.
Com os melhores cumprimentos
MJT
_____________________________________________________________________________________________

Trabalho com população surda há mais de 20 anos, e foi com enorme satisfação que vi na 3ª feira (dia 22), no telejornal da noite, um agente policial a comunicar em Língua Gestual Portuguesa com uma pessoa surda necessitada de ajuda da autoridade!
Finalmente as coisas estão a mudar e a inclusão social, que passa por exemplos como este,  começa a ser uma realidade...
Parabéns ao agente que tão bem desempenhou essa função!  
As boas práticas devem ser valorizadas e esta pode bem ser uma referência para todos os serviços públicos deste país.

Obrigada!
OC
_____________________________________________________________________________________________

Desde já os meus respeitosos cumprimentos,
Ao abrir hoje o Jornal de Notícias, qual é o meu espanto, ler uma notícia dizendo que a polícia recebeu queixa de um surdo,  em Lisboa e que existe alguém que o percebe, pena ser só um. Conheço pessoas com esta deficiência e sei bem as dificuldades que durante a sua vida passam quando têm a barreira comunicacional como entrave. Muito me surpreende a polícia por responder tão assertivamente e eficaz a este tipo de situações. Desta forma vê-se que se encontra empenhada em servir todos os cidadãos sem excepção.
Parabéns pelo serviço público prestado e pelo trabalho desse polícia em se empenhar por qualificar de forma altiva a instituição que incorpora.
Com os melhores cumprimentos
VP"
______________________________________________________________________________________________

"Exmos.,

Venho por este meio, dizer o quanto fique sensibilizada com a reportagem, que envolvia um cidadão surdo, que teve a sorte de encontrar um agente preparado e interessado na língua gestual, assim  ajudando aqueles, que por vezes têm muito para denunciar mas, que há partida as instituições publicas não estão preparadas nem sensibilizadas para esta minoria de cidadão que também são pessoas de direito pleno.
Felizmente conheço bem essa realidade, pois trabalho com crianças e jovens surdos que diariamente se confrontam com a barreira da comunicação deixando por vezes de fazer as suas coisas, porque são poucas as pessoas que os percebem.
Mais uma vez quereria dar os parabéns à RTP e à PSP pele iniciativa e divulgação, tal como ao Sr. agente que apareceu  na referida reportagem, como alguém sensível e interessado em ultrapassar a barreira da comunicação.
Um muito obrigado a todos os envolvidos.

SMG"
_____________________________________________________________________________________________

Comentários