“PSP recolhe 28 canídeos”

 O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 5ª Divisão Policial, no dia 11 de agosto, pelas 10h00, na freguesia da Penha de França, em comunhão de esforços com a Casa dos Animais de Lisboa (CAL) e respetivos serviços veterinários, procedeu à retirada de 25 canídeos, acolhidos por pessoa, que os mantinha sem qualquer tipo de registo e/ou cuidados veterinários (vacinação/desparasitação).

Os Polícias tiveram conhecimento da situação dos canídeos através de uma denúncia remetida eletronicamente para a caixa de correio da PSP direcionada especificamente para esse efeito – Projeto Defesa Animal: defesanimal@psp.pt. Depois do conhecimento da denúncia, os Polícias iniciaram diligências no sentido de aferir as circunstâncias de habitabilidade/detenção dos canídeos. Dessa recolha de indícios apurou-se que a proprietária mantinha os animais sem ter procedido ao seu registo, vacinação e desparasitação, num local (barracões) em estado devoluto, que também são a residência da proprietária.

Apesar da situação precária de habitabilidade, os canídeos não apresentavam sinais de desnutrição e/ou desidratação, contudo, os animais encontravam-se com parasitas e não estavam nem registados, nem vacinados.

Face ao cenário descrito os canídeos, alguns dos quais ainda crias, foram recolhidos para a CAL, onde lhes serão prestados os devidos cuidados, por forma a que venham a ser responsavelmente adotados, facto para o qual a proprietária não se opôs.


Comentários