“Detido por burlas online”



O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 21 de julho, procedeu à detenção, através de Mandado de Detenção emanado por Autoridade Judiciária, de um homem de 31 anos de idade, por ser suspeito da prática de mais de 30 crimes de burla qualificada.

O suspeito foi autor em inúmeras burlas cometidas através da internet, com expressão em todo o território nacional, fazendo-o através de anúncios de compra de bens eletrónicos que eram colocados pelos ofendidos em várias plataformas de venda na internet. Demonstrava interesse na aquisição dos equipamentos que se encontravam à venda nas plataformas digitais, simulando transferências bancárias através da aplicações usadas para o efeito, com respetiva remessa do comprovativo da ordem de transferência para os ofendidos de forma a credibilizar o negócio, contudo o dinheiro nunca chegava à posse dos ofendidos.
Uma vez na posse dos objetos, o suspeito continuava a atender as chamadas dos ofendidos com reclamações dos pagamentos em falta, alegando a existência de problemas com as entidades bancárias, descartando desta forma toda e qualquer responsabilidade na falta dos pagamentos, facto que foi levando as pessoas a assumir que tinham sido ludibriadas.
A investigação, que durou aproximadamente um ano, contou com o empenho dos agentes da PSP e permitindo identificar e analisar dezenas de burlas cometidas pelo suspeito que vieram demonstrar que esta atividade criminal fazia parte do seu modo de vida, fazendo falsas promessas de compras de equipamentos, causando um prejuízo patrimonial superior a 28 000 Euros.
A PSP acredita na existência de outros ofendidos, sobre os quais a identidade ainda é desconhecida, mas continuará a envidar esforços no sentido de chegar a todas as pessoas que foram vítimas deste ardil, de forma a poder responsabilizar, na plenitude, o seu autor.
No decorrer desta detenção, foram realizadas buscas domiciliárias na residência do suspeito, levando à apreensão de vários objetos visados no rol de burlas praticadas pelo suspeito:
·         1 computador;
·         1 monitor de computador;
·         1 tablet;
·         1 telemóvel.
O detido, com inúmeros registos criminais, nomeadamente de crimes lesivos da esfera patrimonial, foi presente no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de  prisão preventiva.
A PSP acredita ter acabado definitivamente com a promoção desta atividade criminosa, acreditando que tenha um efeito dissuasor junto de potenciais suspeitos que tivessem intenções de promover ações deste cariz, servindo, cumulativamente, para reforçar os níveis de segurança da população, nomeadamente aquela que explora o mundo digital.

Comentários