“Quatro detidos por Furto”


O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 09 de abril pelas 04h35, em Loures, procedeu à detenção de quatro homens com idades compreendidas entre  18 e os 28 anos, por serem suspeitos da prática do crime de furto de jantes de automóvel.
No âmbito de um policiamento preventivo de segurança direcionado e na sequência de um intrincado processo de análise, os polícias da PSP planeiam e mantêm em execução diversas ações integrais de Policiamento de Proximidade em áreas críticas.
Na sequência de uma dessas operações policiais e após uma comunicação que relatava a possibilidade de estar em curso o furto de jantes de automóvel, os polícias da PSP deslocaram-se imediatamente para o local da ocorrência, tendo conseguindo localizar e intercetar os quatro suspeitos que estariam prontos a evadirem-se do local.
Depois de implementadas as medidas de segurança que na altura se impunham e perante o quadro que se lhes era apresentado, os polícias da PSP foram inequívocos nas ordens dadas e sobretudo na demonstração da intenção de as executar, caso as intenções de fuga por parte dos suspeitos se concretizasse.
Perante a resiliência dos polícias em dissuadir a fuga, os suspeitos renderam-se à inevitabilidade da detenção, tendo os polícias procedido à interceção dos homens. Após manifestação de vontade de formalização de denúncia por quem detinha essa capacidade, foi dada voz de detenção a estes criminosos.
Os detidos, todos eles não-residentes nos Concelhos de Loures e Odivelas, possuíam na sua esfera de domínio ampla prova de atividade criminal, designadamente diversas componentes/peças automóveis, jantes, chaves de outras viaturas, ferramentas mecânicas e macaco hidráulico específico.
Perante a possibilidade de se encontrarem em falta outros meios de prova, os polícias iniciaram buscas alargadas na área, tendo-se encontrado mais jantes que haviam sido descartadas pelos detidos num terreno baldio.
Os detidos foram presentes no Tribunal Judicial da Comarca de Loures, tendo o processo baixado a inquérito.
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP acredita que estas detenções serão suficientemente impactantes para que o fenómeno de furtos a viaturas, em especial de jantes/rodas, prioritário em termos de intervenção policial, possa sofrer decréscimos assinaláveis, em especial pela dissuasão de grupos de autores com pretensões desta natureza, sendo que a Divisão Policial de Loures e Odivelas continuará a desencadear as medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, consolidando a Polícia de Segurança Pública enquanto Instituição basilar no seio da Comunidade, sobretudo na atual conjuntura que Portugal e o Mundo atravessam.
Lisboa, 14 de abril de 2020

Comentários