“PSP detém 4 suspeitos por Furto de várias Viaturas de gama alta”


O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 11 de janeiro, procedeu à detenção em flagrante delito de 4 homens, por serem suspeitos da prática de crimes de furto de viatura e falsificação de documentos associados a uma das viaturas furtadas.
Uma das detenções ocorreu no seguimento da notícia de furto de viaturas em stand, onde a rápida intervenção policial permitiu intercetar e identificar o autor do ilícito, procedendo à abordagem do mesmo, vindo a apreender 2 (duas) viaturas avaliadas em 42 000 000€, que tinham sido recentemente furtadas.
O detido, no passado mês de dezembro furtou uma viatura na cidade do Porto, tendo enganado um funcionário do stand, permitindo-lhe a apropriação da viatura sem que o primeiro se apercebesse das suas intenções. Já no mês de Janeiro, e desta feita na cidade de Oeiras, voltou a furtar uma outra viatura, como o mesmo “modus operandi”.
O detido foi presente na Instância Central, 1.ª Secção de Instrução Criminal do Tribunal da Comarca de Oeiras, para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhes sido mantida a medida de coação de TIR.
Em paralelo, foi efetivada a detenção de outros 3 suspeitos, tendo sido desencadeada após ter sido detetada uma viatura furtada a entrar num armazém na zona de Lisboa com o propósito de se trocaram as matrículas originais por outras pertencentes a uma viatura distinta.
Essa manobra foi verificada por uma equipa da estritura da investigação criminal do Comando metropolitano de Lisboa da PSP que de imediato realizou as diligências necessárias com vista a deter os suspeitos e recuperar a viatura furtada.
Posteriormente, quando os suspeitos se encontravam na via publica a circular com a viatura furtada, foram abordados e detidos em flagrante delito pelo crime de Furto e Uso de Viatura e Falsificação de Documentos.
A viatura furtada que já dispunha de outras chapas de matrícula apostas (falsas) foi apreendida, procedendo igualmente à apreensão das chapas de matrícula originais da viatura furtada que se encontravam espartilhadas e prontas para serem deitadas ao lixo.
Não tendo sido possível apurar a participação real na consumação do furto da viatura, os 3 detidos foram conduzidos à esquadra e foram notificados para comparecer na Instância local, Secção de Pequena Criminalidade de Lisboa, a fim de serem sujeitos a julgamento sumário.
Todos os suspeitos detidos detêm vários antecedentes por crimes contra o património, mormente nesta tipologia em particular, tendo inclusive sido detidos e indiciados pela PSP em crimes semelhantes. A PSP continuará a envidar esforços investigatórios no sentido de aferir a sua real responsabilidade em factos criminais pretéritos, bem como procurará promover uma atenção especial e dedicada a esta área criminal, sendo ela definida como altamente prioritária. 
Lisboa, 14 de janeiro de 2020

Comentários