Prisão Preventiva para líder de grupo de carteiristas do elétrico 15



O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 31 de julho, pelas 11h15, no interior do elétrico 15, procedeu à detenção de dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 37 e os 64 anos de idade, por os mesmos serem suspeitos da prática do crime de Furto Qualificado.
Os suspeitos, todos eles oriundos de diferentes países da Europa de Leste e América do Norte, de distintas nacionalidades, vinham sendo amplamente conotados e referenciados por furtos de carteiras a turistas no interior do Elétrico 15. A diferença das origens e nacionalidades tinham um denominador comum, a apetência e o saber da arte do furto de carteiras em transportes públicos pelo que reiteradamente se juntavam, mediante um plano que ardilosamente anteviam, para subtrair pertences a turistas naquele local com extrema coordenação e divisão de funções entre eles.
Assim, foi montado um dispositivo de Investigação Criminal orientado para desmantelar o bando criado, tendo sido visualizados no interior do elétrico, abeirando-se de uma turista de 72 anos de idade e da mochila que a mesma trazia às costas, subtraindo-lhe um estojo com produtos de beleza avaliado em 55 Euros. Os mesmos foram detidos e os bens restituídos à vítima.
Diligências investigatórias subsequentes permitiram indiciar o bando num total de 5 Furtos Qualificados num total de bens furtados estimado em cerca de 1000 Euros.
Em bom rigor um dos homens assumia-se como líder deste bando porquanto surge em várias situações, detendo condenações pelo mesmo tipo de crime, estando inclusive Proibido de Frequentar os Elétricos de Lisboa bem como estava obrigado a efetuar apresentações diárias. Este homem estava ainda encarregue, em todas as situações, de retirar os pertences à vítima o que fazia sempre com extrema arte e sem as vítimas se aperceberem.
Os detidos, fortemente indiciados pelo ilícito em questão, foram presentes no DIAP de Lisboa indiciados em cinco Furtos qualificados, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação mais gravosa de Prisão Preventiva ao líder e Apresentações periódicas aos restantes.

2 de agosto de 2019

Comentários