“2 Detidos por viaturas com matrículas falsas nos Concelhos de Loures e Odivelas”




O Comando Metropolitano de Lisboa, através da Divisão Policial de Loures, no dia 12 de agosto, nas freguesias de Frielas e Pontinha, procedeu à detenção de 2 homens, com 37 e 28 anos de idade, por serem suspeitos da prática do crime de falsificação de documento – chapas de matrícula.
Pelas 08h30, na freguesia de Frielas, os polícias da PSP aperceberam-se da presença de duas viaturas similares ostentando a mesma chapa de matrícula, motivo pelo qual de imediato efetuaram diligências a fim de apurar a propriedade das viaturas e a verdadeira matrícula das mesmas. Feitas diligências, contactou-se com o suspeito de 37 anos, proprietário de uma empresa (TVDE), e apurou-se que o mesmo por forma a contornar a delonga verificada no processo de legalização da sua viatura, sendo ela originariamente de França, apôs nessa viatura as chapas de matrícula nacionais do outro veículo também da sua propriedade.
Desenvolvidos estes atos materiais, e confirmação indiciária do crime, foi o suspeito detido, sendo-lhe apreendidas as respetivas chapas e veículo. Presente no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte - Loures, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência
No mesmo dia, pelas 13h40, na freguesia da Pontinha, aquando do patrulhamento auto os polícias verificaram que o suspeito ao se aperceber da presença policial, fez uma mudança de direção repentina, indiciando querer furtar-se à abordagem policial. Face ao comportamento suspeito, foi dada ordem de paragem da viatura, no entanto o suspeito não acatou vindo, durante a sua ação furtiva, a embater na viatura policial. Como do embate não conseguiu a fuga, o suspeito tentou novamente esquivar-se no entanto veio a embater noutra viatura tendo ficado imobilizado, tendo sido possível efetivar a sua interceção.
Após a abordagem do suspeito foi possível apurar que o mesmo não era possuidor de habilitação legal para conduzir, bem como verificada a matrícula da viatura era falsa e teria sido subtraída de uma outra viatura na zona de Carnide. O suspeito afirmou que colocou as matrículas falsas por forma a esquivar-se à responsabilidade do abastecimento com fuga que efetuou, momentos antes, num posto de combustível na Amadora.
A viatura foi apreendida, bem como as chapas de matrícula que foram restituídas ao seu legítimo proprietário.
O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte-Loures, a fim de ser sujeito a julgamento sumário.
14 de agosto de 2019

Comentários