Detido por simulação de crime


O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Oeiras, no dia 27 de abril, pelas 19h00, na Esquadra de Miraflores, procedeu à detenção em flagrante delito de um homem, de 36 anos de idade, por simulação de um crime de Roubo.
Inicialmente o agora detido compareceu na Esquadra e formalizou uma denúncia em que declarava ter sido vítima de um roubo de telemóvel com recurso à força física. Face à gravidade dos factos denunciados foi acionada uma Equipa da Esquadra de Investigação Criminal de Oeiras que procurou recolher mais informação junto do suspeito acerca dos pormenores relativos ao roubo de que alegou ter sido vítima. Perante as questões que lhe foram sendo colocadas pelos investigadores mostrou-se de imediato nervoso e desconfortável, apresentando um discurso incongruente, com respostas muito curtas, vagas e inconsistentes.
Após ter sido confrontado com as incongruências apresentadas, o suspeito acabou por assumir que o relato apresentado era falso e que apenas denunciara um crime com aqueles contornos por essa ser a única forma possível de ativar a apólice de seguro do telemóvel e assim ser ressarcido do seu valor. Na verdade, o detido havia sido vítima de um furto de oportunidade num espaço de diversão noturno, no entanto como o seguro não cobria esse tipo de ilícito decidiu simular uma ocorrência de crime de roubo que nunca se verificou.
Face ao exposto foi detido em flagrante delito por simulação de crime e notificado para comparecer na Comarca de Lisboa Oeste – Oeiras, onde foi sujeito a TIR e o processo baixou a inquérito.
Refira-se que nos últimos seis meses a Divisão Policial de Oeiras já procedeu à detenção de 10 suspeitos por este mesmo tipo de crime.
Lisboa, 30 de abril de 2019

Comentários