Detido por simular roubo de telemóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2ª Divisão Policial, no dia 11 de outubro, pelas 05h40, na freguesia do Parque das Nações, em Lisboa, procedeu à detenção de um homem, com 32 anos de idade, por ser suspeito da prática de um crime de Simulação de Crime. 

O suspeito deslocou-se a um departamento policial para apresentar uma denúncia pelo roubo do seu telemóvel, tendo sido iniciado a elaboração do respetivo auto e mobilizados meios policiais no sentido de obter dados que permitissem conduzir à identificação dos suspeitos, bem como a de ativar a geolocalização do aparelho que teria sido roubado.

No seguimento das diligências efetuadas, verificaram-se diversas incongruências e contradições entre a narrativa da alegada vítima e os fatos praticados, levando os Polícias da PSP a questionar a veracidade da denúncia. Durantes esses contatos de acompanhamento e após a deteção das contradições mencionadas, o detido acabou por assumir que havia simulado o crime de roubo, tendo em vista o ressarcimento do montante correspondente ao valor inscrito no seguro, por ser a única forma de assegurar a devolução compensatória. 

O detido irá ser presente no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa – Juízo Local de Pequena Criminalidade, para aplicação das medidas de coação.

O Comando Metropolitano de Lisboa já desmascarou no presente ano cerca de 40 (quarenta) situações de simulação de crime de roubo alegadamente cometidos na área metropolitana de Lisboa. 
Estes atos de simulação são especialmente gravosos pelo crime em si de falseamento de declarações oficiais, por já representarem uma importante percentagem do total de roubos praticados na via pública (nalguns casos já superior a 35%), pelo esforço processual inútil que provoca junto das autoridades judiciais mas também porque impulsiona um balanceamento erróneo do dispositivo policial para locais onde efetivamente não são cometidos roubos, o que naturalmente prejudica a segurança de toda uma Comunidade, que a PSP pugna por garantir.

Comentários