10 Carteiristas detidos em 8 dias


O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da equipa especial criada na Divisão de Investigação Criminal e da Divisão de Segurança a transportes Públicos, entre os dias 11 e 18 de outubro, procedeu à detenção em flagrante delito de 10 carteiristas, com idades compreendidas entre os 20 e os 52 anos, por os mesmos serem suspeitos de furtarem carteiras em locais turísticos. 

A primeira situação deu-se no dia 11 de outubro, pelas 11h00, na freguesia de Santo António, onde os Polícias da PSP procederam à detenção de 1 mulher, com 52 anos de idade, com o conluio de 1 homem, que conseguiu colocar-se em fuga, por terem furtado uma mala, que se encontrava nas costas de uma cadeira, num estabelecimento hoteleiro. Foi possível recuperar parte dos bens subtraídos à exceção de 500 euros que o homem que se pôs em fuga conseguiu levar.

A segunda detenção, no mesmo dia, pelas 17h11, na freguesia de Santa Maria Maior, 1 homem e 2 mulheres, monitorizados pela PSP, foram vistos em flagrante delito, e em consonância de esforços, a subtrair a carteira à lesada. Enquanto uns prestavam vigilância e encobriam a ação do terceiro, este abriu a mochila da vítima e retirou-lhe a carteira com 900 euros. Foram rapidamente detidos e os bens restituídos à legítima proprietária.

Em 15 de outubro, pelas 11h00, na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, foi detido um homem, por momentos antes ter sido surpreendido a subtrair, do interior de uma mala, que a vítima trazia a tiracolo, uma carteira e um power bank. Os bens foram avaliados em 240 euros.

No mesmo dia, pelas 19h45, na freguesia de Santa Maria Maior, foram detidas três mulheres, por momentos antes terem sido surpreendidas a subtrair, do interior de uma mala, que a vítima trazia a tiracolo, uma carteira, em comunhão de esforços dado que uma retirou os bens e de imediato os entregou à outra. Os bens foram avaliados em 3120 euros.

Por fim, no dia 18, pelas 11h45, na freguesia de Santa Maria Maior, foram detidos 1 homem e 1 mulher, por terem subtraído à vítima, em comunhão de esforços, uma carteira com 110 euros no seu interior. Os polícias da PSP ao visualizarem a situação, detiveram os suspeitos e restituíram os pertencentes à lesada, que até ser informada pelos polícias, não se havia apercebido do ilícito.

Alguns dos suspeitos são reincidentes neste tipo de crime, correndo vários processos (em alguns casos com mais de um processo em curso).

Aos suspeitos presentes no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, Juízo de Instrução de Lisboa, para 1º interrogatório judicial, foram aplicadas várias medidas de coação que vão desde o simples Termo de Identidade e Residência, Multa de 90 dias a 5€, Audiências de julgamento marcadas para dias 23 e 30 de outubro, enquanto as últimas serão presentes no dia de hoje.

Comentários