6 Detidos por Roubos a Taxistas

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no âmbito da luta contra a criminalidade violenta e grave, no dia 3 de junho, procedeu à detenção em flagrante delito, de 1 homem e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 20 e os 24 anos de idade, por suspeita da prática de crimes de roubos a taxistas.

 Na área de Camarate, os 3 detidos consumaram um roubo a taxista, ao qual foi subtraído 1 telemóvel e numerário no final da viagem de transporte. 

No âmbito deste fenómeno, foi iniciada pela Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Loures uma investigação mais abrangente, no sentido de identificar outros autores de roubos a taxistas.

Esta investigação durou cerca de um mês e culminou, no dia 20 de Junho de 2018, com o cumprimento de 3 mandados de busca domiciliária e de 3 mandados de detenção fora de flagrante delito, tendo-se procedido à detenção de 3 Homens com idades entre os 20 e os 29 anos de idade, tendo sido ainda possível apreender material proveniente dos roubos a taxistas, designadamente telemóveis, cartões SIM e cartões de memória utilizados nos telemóveis.

O método utilizado por este grupo consistia em solicitar o serviço de táxi do ponto onde se encontravam até um local próximo da zona onde pretendiam consumar o roubo e quando chegavam ao local falsamente induzido ao motorista da viatura táxi davam novas indicações a este para o direcionar para o interior de uma Zona Urbana Sensível da área de Camarate com vista a consumar o roubo na sua área de conforto.

Estes três suspeitos estão indiciados como sendo os autores de pelo menos 07 roubos a taxistas.

Todavia, no decurso das ações investigatórias foi ainda possível consolidar prova tendente a relacionar 2 destes detidos a pelo menos 8 furtos em residências.

Nos roubos a taxistas, os agora detidos apropriavam-se dos telemóveis e das quantias monetárias que estavam na posse dos motoristas de táxi através de coação física ou de ameaça com arma branca.

Os detidos, já com antecedentes criminais pela mesma tipologia de crimes, foram presentes no Tribunal Judicial da Comarca Lisboa Norte – Núcleo de Loures para estabelecimento de medida coação, tendo sido aplicada a um dos suspeitos a medida de coação de apresentações bissemanais na Esquadra da área de residência e aos outros 2 suspeitos a medida de coacão mais gravosa de Prisão Preventiva.

Comentários