Eurovisão 2018

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP informa que se encontra a decorrer desde o dia 04 de abril até ao dia 15 de maio a Operação Eurovisão 2018 relativa à 63ª edição anual do evento que será realizado pela primeira vez em Portugal.

O evento envolverá vários locais nos quais se realizarão os espetáculos, cerimónias, momentos oficiais e outros espaços lúdicos e sociais associados ao evento: Altice Arena, Pavilhão de Portugal, Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia (MAAT) e Praça do Comércio.

Tendo em conta a dimensão do evento, estando previstos 27.000 visitantes, a PSP montará um dispositivo de segurança centrado na prevenção e pró-atividade, recorrendo às suas várias valências, nomeadamente polícias do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (incluindo Equipas de Turismo), Equipas de Trânsito, Brigadas de Prevenção Criminal, Equipas de Intervenção Rápida, Equipas de Prevenção e Reação Imediata, Unidade Especial de Polícia, contando igualmente com a colaboração da Polícia Municipal de Lisboa. 

Com a realização do Festival em Lisboa, o grau de ameaça não aumentou, contudo serão implementadas medidas de segurança adicionais, com a delimitação de perímetros e o controle de visitantes nas entradas dos recintos, por forma a garantir a segurança de todos os participantes. Essas medidas de reforço prevêem a utilização e o recurso a detetores de metais e aparelhos de Raio-X durante toda a fase de produção. Nos dias dos espetáculos e para o público será privilegiada a revista manual, pórticos e detetores de metais manuais.

Os visitantes que transportem malas de viagem ou de porte considerável para o local, terão à sua disposição um bengaleiro situado no lado norte da FIL, onde os podem depositar em segurança. 

Recomenda-se que a aquisição de bilhetes seja apenas realizada nas plataformas oficiais do evento, porquanto a compra fora desse circuito, não garantirá o acesso ao evento e, em última instância, constitui ilícito criminal ou contra-ordenacional. 

Ligados a este evento, em paralelo, existirão em outros dois pontos da cidade eventos periféricos, que contarão com equipas da PSP, que localmente darão todo o apoio necessário às populações e participantes no evento, promovendo o reforço de segurança através de patrulhamento fardado e à civil. São eles:

- No dia 06 de Maio ao final da tarde, em Belém, em frente ao MAAT, onde as delegações dos 43 países se vão concentrar para a Cerimónia de Abertura do Eurovision;
- Entre o dia 04 e 12 de maio, na Praça do Comércio, local onde será a Eurovision Village e se poderá assistir aos espectáculos através de ecrã gigante, assim como um palco que acolherá todos os dias artistas e performances várias. 

A PSP aconselha:

A utilização dos transportes públicos, garantindo assim o acesso próximo e rápido a todos os espaços onde há eventos da Eurovisão, seja no Parque das Nações, na Altice Arena ou noutros espaços como a EUROVILLAGE (Praça do Comércio).

Transportar apenas o essencial para os espetáculos e não transportar nenhum item proibido. Os itens proibidos constam no site: https://eurovision.tv/shows/audience

Sendo portadores de bandeiras ter atenção às dimensões e materiais permitidos

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP conta com a colaboração do público, no sentido do mesmo mediar conflitos e comunicar à Polícia as ocorrências anormais que possam pôr em causa o sucesso do evento, através do número 21 7654242 (21polícia) ou 112, em caso de emergência.

Comentários