Resultados Operacionais – Brigadas de Proteção Ambiental

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através das suas Brigadas de Proteção Ambiental (BriPA), no decorrer do primeiro trimestre de 2018, intensificou as ações de fiscalização dirigidas à identificação de infrações de natureza ambiental. Destacam-se os seguintes resultados operacionais:

  • 112 Ações de fiscalização, um aumento de 10,9% face a período homólogo de 2017;
  • 265 Infrações de natureza contraordenacional, um aumento de 46,4% face a período homólogo de 2017.

Neste período, foram ainda detetados dois crimes relacionados com a área ambiental e de animais de companhia. Nesta última vertente, de referir ainda que, no âmbito do Projeto Defesa Animal (PDA) deste Comando, no primeiro trimestre de 2018, o número de denúncias feitas por cidadãos e entidades cresceu 38,6%, passando de 293 denúncias validadas em 2017 para 406 em 2018. Estes números demonstram, por um lado, a crescente consciencialização social do fenómeno e, por outro, a confiança depositada na PSP enquanto ator central no processo de maturação dos direitos dos animais em Portugal.

O Comando Metropolitano de Lisboa continuará a dedicar especial atenção a estas duas vertentes, ambiente e animais, aumentando e prevenção e a fiscalização, apostando na formação e estreitando a colaboração com outras entidades relevantes nesta matéria, uma vez que se trata de uma aposta estratégica e que se tem vindo a consolidar de forma consistente nos últimos anos, tendo em conta que o Comando Metropolitano de Lisboa é a única força de segurança legalmente competente para atuar na sua área de responsabilidade, seja na área dos animais, seja do ambiente.

Comentários