PSP e Metro com criatividade da Ideacan lançam campanha

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública - COMETLIS e o Metropolitano de Lisboa lançam a partir de amanhã, 16 de março, uma Campanha de Segurança que tem como objetivo a sensibilização e consciencialização para a segurança nos transportes públicos.
Com o lema “Jogue connosco e não com a sua segurança”, esta campanha irá decorrer durante o presente ano de 2018, alertando para os comportamentos de risco na utilização dos transportes.

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração do Metro de Lisboa, Vitor Domingues dos Santos, “É fundamental valorizar o sentimento de segurança na rede do Metro e esta ação vai ajudar a promover a transmissão desse sentimento, ao mesmo tempo que contribui positivamente para a missão dos agentes nas estações e nos comboios.”

No mesmo sentido, o Comandante Metropolitano de Lisboa da PSP (COMETLIS), Superintendente Jorge Maurício, congratula-se com esta parceria, pois a PSP em geral e o COMETLIS em particular, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos (DSTP), unidade especializada e vocacionada para a segurança dos transportes ferroviários, entende que com o envolvimento de todos (instituições e cidadãos) podemos tornar ainda mais seguro o Metro de Lisboa. Há procedimentos simples que são uma mais-valia em termos de segurança.

Os nove comportamentos recomendados serão lançados de forma faseada com a assinatura “A Polícia recomenda…”:
1. Durante a abertura de portas não utilize o telemóvel.  Pode ser vítima de roubo.
2. Para sua segurança, evite mostrar objetos de valor ou quantias elevadas de dinheiro.
3. Para sua segurança, em períodos de menor movimento evite locais isolados.
4. Mantenha os seus pertences junto a si e nunca os abandone.
5. Cuidado com os carteiristas. Guarde a carteira e o telemóvel num local seguro, junto ao corpo.
6. Se for vítima de assalto não reaja. Capte o máximo de características do assaltante e comunique de imediato a um colaborador do Metro ou à Polícia.
7. Se encontrar um objeto abandonado não lhe toque. Comunique de imediato a um colaborador do Metro ou à Polícia.
8. Se observar algo que considere suspeito, comunique de imediato a um colaborador do Metro ou à Polícia.
9. Se for vítima de furto ou roubo apresente sempre queixa na Polícia. Só assim é possível melhorar a prevenção.

A Campanha Segurança Metro-a-Metro pretende relembrar o cidadão que deve maximizar a sua segurança, minimizando a exposição ao perigo.

Neste sentido, a PSP e o Metro de Lisboa criaram uma iniciativa para envolver os passageiros e incentivar os utilizadores dos transportes a participar num jogo, com resposta através de um QRCODE, que remete para vídeos disponibilizados no youtube. https://www.youtube.com/watch?v=dg62Vt3b2Ek&pbjreload=10

O QRCODE estará em todos os cartazes no interior dos comboios, nas redes digitais do Metro, na rede de Tomis e Canal Lx.

Nota final: A PSP de Lisboa agradece ao Metropolitano de Lisboa e à Ideacan toda a colaboração prestada e que se permitiu o lançamento desta Campanha que se espera ser proveitosa para a segurança de todos nós - Jogue connosco e não com a sua segurança.

Comentários