Ação de sensibilização e conselhos de segurança no âmbito da Viagem de Finalistas

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública tem, desde início de fevereiro, na sua área territorial (como por exemplo no concelhos de Lisboa, Oeiras, Loures e Vila Franca de Xira) realizado diversas ações de sensibilização junto dos adolescentes, com o objetivo de os sensibilizar para as implicações nos comportamentos de risco bem como cuidados preventivos que devem ser adotados.

Além destas ações a PSP já começou igualmente a realizar ações de fiscalização no sentido de verificar as condições de circulação das viaturas que fazem o transporte dos adolescentes, nomeadamente se os veículos cumprem os requisitos técnicos exigidos por lei, tendo em especial consideração que realizam viagens de longo percurso.

Paralelamente a estas fiscalizações serão igualmente realizadas ações pontuais no âmbito da lei da droga.

Relativamente às ações de sensibilização, damos como exemplo a que se realizou no dia 22 de março, pelas 11h00, na Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Benfica.

Nesta iniciativa compareceram cerca de 200 finalistas e a mesma teve como foco sensibilizar os adolescentes sobre as implicações que certos comportamentos de risco, frequentemente adotados neste tipo de viagem, podem acarretar.

No dia 23 de março entre as 22h00 e as 23h00, aquando da partida dos finalistas, os Polícias da Escola Segura da 3ª Divisão marcaram presença e reforçaram os conselhos de segurança ministrados na ação do dia anterior, distribuindo folheto criado para o propósito. 

Com esta iniciativa, visamos uma maior aproximação com os alunos finalistas e tentar diminuir o número de incidentes a que este tipo de viagens está associado.

Comentários