Dois detidos por Burla

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, nos dias 02 e 03 de janeiro, procedeu à detenção de dois homens, com 25 e 32 anos, pela suspeita da prática do crime de Burla. 

O suspeito utilizava plataformas digitais para publicitar o arrendamento de uma habitação, na freguesia de Arroios e posteriormente, realizava visitas com vários interessados a quem mostrava a casa, solicitando uma quantia monetária para sinalizar a reserva. Desta forma, o suspeito recebeu essa sinalização de, pelo menos, sete pessoas perfazendo um de total de 5.000 Euros. 

Uma das vítimas desconfiou do negócio e alertou à Polícia de Segurança Pública que logrou deter o homem no momento em que recebia dinheiro de outra vítima.

No seguimento desta situação, a Polícia de Segurança Pública conseguiu recolher informações que permitiram identificar um outro suspeito que, igualmente, utilizava a internet para publicitar casas que não existiam. Este suspeito encontrava-se com as vítimas, a quem pedia um montante para sinalizar a habitação, chegando a levar uma delas ao notário para reconhecer assinaturas, transmitindo, assim, credibilidade quanto à sua ação. 

No momento em que saia do notário, foi surpreendido pelos polícias da PSP que o intercetaram e apreenderam a quantia de 350 Euros que acabara de receber de uma vítima.

O veículo onde se fazia transportar foi, igualmente, apreendido por ter sido furtado quando o suspeito, fazendo-se passar por possível interessado na compra do veículo, pediu para o experimentar, tendo fugido de seguida.

Os detidos foram presentes no Tribunal da Comarca de Lisboa, para 1.º interrogatório judicial, tendo sido decretada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Alerta-se, uma vez mais, para o cuidado acrescido na aquisição de bens via internet, principalmente a particulares, devendo suspeitar-se de valores muito baixos relativamente ao preço normal e/ou à não apresentação de comprovativo de compra

Comentários