Operação das Brigadas de Proteção Ambiental da PSP (BriPA)

O Comando Metropolitano de Lisboa, da PSP, através das suas Brigadas de Proteção Ambiental (BriPA), em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), no dia 24 de janeiro, levou a cabo uma operação policial com vista ao comércio ilícito de objetos contendo partes de animal, a qual teve lugar no Largo de Santa Clara (Feira da Ladra) em Lisboa.

Além de visar a venda e detenção de espécies abrangidas pela convenção CITES, (Convenção internacional sobre o comércio de espécies da fauna e da flora selvagem ameaçadas de extinção), esta operação serviu ainda o propósito de verificar a situação dos comerciantes, nomeadamente a existência das autorizações e registos legalmente exigidas.

Da operação resultaram 5 infrações ambientais, três das quais muito graves. Os autos estão relacionados com falta de registo nacional para o comércio de espécimes de espécies protegidas pela convenção CITES, falta de documentos CITES para espécimes expostas para comércio e falta de licenciamento para o comércio de fauna exótica. O montante mínimo total das infrações verificadas ascende a 34.750,00 Euros. Da operação resultou ainda a apreensão de 35 peças total ou parcialmente feitas em marfim, e uma ave.

Esta operação teve como objetivo o despertar de consciência dos cidadãos para a problemática da proteção ambiental, que constitui um objetivo estratégico da PSP para os próximos anos.

Comentários