Apreensão de artefactos pirotécnicos

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 13 de maio, pelas 10H00, procedeu à apreensão de diverso material pirotécnico num estabelecimento de ensino da zona do Lumiar.

No local, os polícias do Programa Escola Segura depararam-se com um aluno menor de idade, que havia sido detetado na posse de uma quantidade relevante de artefactos pirotécnicos cuja posse e/ou manuseamento não é permitido por lei, a quem não possua habilitações técnicas para esse efeito e quando não devidamente autorizado pela entidade responsável nessa matéria (PSP).

Nas diligências sequentes foram identificados dois jovens menores e apreendido o seguinte material:
  • 201 Artefactos pirotécnicos, vulgarmente identificados como “petardos”, de diferentes configurações, e
  • 5 Artefactos pirotécnicos, vulgarmente identificadas como “tochas”.

De referir que o material apreendido, teria como destino a sua venda a outros jovens daquele estabelecimento, sendo estes utilizados frequentemente em eventos desportivos com grande impacto mediático.

Em diligências posteriores junto de um dos jovens e dos seus progenitores, foi apreendida 1 arma de airsoft com carregador e diversas esferas no interior de uma garrafa.

As equipas da Escola Segura, têm efetuado diversas ações de informação nas suas escolas de responsabilidade, com particular atenção para a temática da utilização de materiais explosivos, tentando assim alertar as crianças e jovens para os perigos inerentes ao contacto com este tipo de substâncias.

Comentários