Candongueiros no Aeroporto de Lisboa

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança Aeroportuária, desde o dia 16 de março, tem realizado ações de fiscalização a indivíduos denominados por “candongueiros”, que atuam no Aeroporto de Lisboa, afetando esta atividade o normal funcionamento do aeroporto, bem como o sentimento de segurança dos passageiros.

Por norma abordam, passageiros dos voos com destino aos países de língua oficial portuguesa, antes de chegarem aos balções de check-in, convencendo-os a transportar bagagem alheia e/ou a despacharem o excesso de bagagem por seu intermédio a preços mais reduzidos, disponibilizando-se também a proceder ao check-in de objetos junto do tapete nº. 101 (tax-free), a fim de serem ressarcidos do valor do IVA, dedicam-se ainda à plastificação de bagagem, a um preço inferior, ao praticado nos balcões existentes no aeroporto para esse efeito.

A PSP tem efetuado ações preventivas junto desses passageiros, de forma a não aceitarem esses serviços e tem levantado autos de contraordenação, sempre que são detetados a efetuar esses tipos de serviços, uma vez que se tratam de infrações de natureza contraordenacional, sendo os prevaricadores identificados e apreendidos os valores e objetos relacionados com esta atividade. 

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, com esta intervenção tem conseguido reduzir significativamente esta atividade ilícita, tendo resultado na identificação de 9 infratores e apreensão de diversos objetos, entre eles, cosméticos, peças de roupa, artigos de bijuteria, cadeados e x-atos.

Nesta época festiva em que existe um aumento das deslocações aéreas, a Divisão Aeroportuária da PSP de Lisboa, pretende assim elucidar os passageiros a não aceitar ou transportar artigos de pessoas que não conhece no interior do aeroporto, nem aceitar a prestação de qualquer serviço que não seja disponibilizado por entidades autorizadas pelo aeroporto, caso sejam contatados deverão de imediato contatar a Polícia. 

Alertamos ainda para a necessidade para manter as suas bagagens sempre junto a si, evitando assim futuros dissabores.

Comentários