"Nova nota de 20 euros"


O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, no âmbito do seu modelo integrado de policiamento de proximidade (MIPP) tem ao longo do último mês, levado a cabo diversas ações de informação dirigidas sobretudo, aos idosos, aos comerciantes e à população escolar, grupos tradicionalmente considerados mais vulneráveis e mais expostos à criminalidade, relativas à entrada em circulação amanhã da nova nota de 20€.

Nas ações de sensibilização, foram dados a conhecer os novos elementos de segurança das notas e a forma de os identificar, sem recurso a qualquer equipamento, através dos sentidos, recorrendo ao método “Tocar, Observar e Inclinar”.

·                     Ao tocar na nova nota, sente- se a firmeza, a ligeira sonoridade do papel e as pequenas linhas impressas em relevo nas margens da mesma.
·                     Observando e inclinando-a contra a luz, tornam-se visíveis, no holograma, os algarismos representativos do valor da nota, o símbolo do euro (€) e a janela com o retrato de Europa (figura mitológica grega, incorporada em alguns dos elementos de segurança das novas notas de euro).

A entrada em circulação da nova nota será feita de forma gradual e prolongada, durante a qual, as notas antigas circularão a par das novas até indicação em contrário e que, mesmo quando deixarem de ter curso legal, poderão ser trocadas em qualquer banco.
A Polícia alerta os cidadãos, para que estejam atentos a eventuais passagens de notas falsas e às já conhecidas e divulgadas tentativas de burla, através da abordagens por falsos funcionários de bancos ou da segurança social, com o argumento de que pretendem ajudar a trocar o dinheiro guardado por o mesmo estar em vias de perder o seu valor.
  • Caso suspeite ou tenha conhecimento de situações semelhantes, contacte as autoridades da sua área de residência.
  • Se considerar necessária a intervenção da polícia, não hesite em pedir a nossa colaboração, ligue 112, e memorize no seu telemóvel o seguinte número de telefone do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP: 21 765 42 42, ou digite no seu telemóvel [21 polícia].


Comentários