Carteiristas detidos

O Comando Metropolitano de Lisboa, através da 1.ª Divisão policial, dia 25 de agosto pelas 15h15, na Praça do Comércio em Lisboa, procedeu à detenção de um homem de 41 anos de idade, suspeito da prática do crime de Furto por Carteirista. 

A lesada, uma mulher de 20 anos de idade, estaria sentada numa esplanada e terá colocado a bolsa ao seu lado, dando a oportunidade ao suspeito, já referenciado pelo mesmo tipo de crime, de se tentar apropriar da mesma, não conseguindo os seus intentos, pois a vitima surpreendeu-o, quando introduziu a mão na sua bolsa, valeu-lhe a pronta intervenção de um cidadão, que deteve o homem até á chegada da polícia. 

Numa outra ocorrência no mesmo dia, pelas 19h50, a Divisão de Investigação Criminal, na zona de Alcântara, procedeu à detenção em Flagrante Delito de um homem com 25 anos de idade, pela prática do crime de Furto por carteirista. 

O suspeito, aproveitando a oportunidade da bolsa de uma mulher, de 27 anos de idade, ter sido colocada num banco de jardim junto a si, ter-se-á apropriado indevidamente da mesma.

Informada de imediato a polícia, relativamente às caraterísticas do suspeito, foi possível localizar e intercetar rapidamente o homem em fuga apeada, sendo recuperados os itens furtados e subsequentemente, apreendidos mais 4 telemóveis, dois destes furtados por método idêntico no passado mês de julho, além de €540 e outros itens relacionados com a atividade ilícita.

Ambos os detidos foram presentes ao Tribunal Judicial de Lisboa, para 1º Interrogatório Judicial, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de, trabalho comunitário e apresentações semanais às autoridades policiais.

Nota

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, iniciou uma campanha de ações específicas com o objetivo de combater o furto por carteirista.

A PSP intensificou também a vertente repressiva do fenómeno, sendo que durante 2014 procedeu a 121 detenções em flagrante delito, mais 81 detenções do que em 2013. 

É nosso objetivo atuar e aumentar o número de ações policiais, tendo em vista a redução contínua deste fenómeno, sendo que no primeiro semestre de 2015, efetuámos 97 detenções de carteiristas, ou seja, mais 55 do que no primeiro semestre de 2014 e já no presente mês de agosto, detido 6 suspeitos deste tipo de ilícito, dois destes em Prisão Preventiva.

Pretendemos através desta campanha, elucidar todos os cidadãos e em particular os turistas, para o fenómeno do furto por carteirista, através da adoção de comportamentos preventivos que obstem à sua prática.

Mantenha-se atento, não descure a vigilância sobre os seus bens e lembre-se, 
“a ocasião faz o ladrão”.

Comentários