Campanha contra o furto por carteirista

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, iniciou uma campanha de ações especificas com o objetivo de combater o furto por carteirista.

Estas ações com especial enfoque no campo da prevenção, procuram sensibilizar os cidadãos para comportamentos de risco, através da divulgação de conselhos úteis para reduzir o risco de furto por carteirista.

A PSP tem estado atenta aos dados que revelam um aumento significativo do número de visitantes durante o ano de 2014 e 2015 implementou as “equipas de turismo”, constituídas por polícias devidamente formados em várias línguas estrangeiras, em serviço nos locais mais visitados da cidade.

Com o aumento do número de turistas verificou-se igualmente no presente ano um pequeno aumento dos furtos por carteirista, considerando o aumento de turistas que se verificou.

A PSP intensificou também a vertente repressiva do fenómeno, sendo que durante 2014 procedeu a 121 detenções em flagrante delito, mais 81 detenções do que em 2013. 

É nosso objetivo atuar e aumentar o número de ações policiais, tendo em vista a redução contínua deste fenómeno, sendo que no primeiro semestre de 2015, efetuámos 97 detenções de carteiristas, ou seja, mais 55 do que no primeiro semestre de 2014.

Pretendemos através desta campanha, elucidar todos os cidadãos e em particular os turistas, para o fenómeno do furto por carteirista, através da adoção de comportamentos preventivos que obstem à sua prática, iniciando uma ampla difusão de conselhos de segurança, em várias línguas e em diferentes formatos, com apoio de diversas instituições nossas parceiras.


Comentários