Burla dos Euros negros

O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 14 de agosto, pelas 21h00, na freguesia do Lumiar, em Lisboa, procedeu à detenção uma mulher e quatro homens, com idades compreendidas entre os 28 e os 34 anos de idade, pelo crime de burla qualificada.

Após investigação da Divisão de Investigação Criminal em conjunto com a 2.ª Divisão Policial, foi montada uma operação, tendo sido possível intercetar os suspeitos e apreender no interior de um veículo a quantia de 17.960,00 Euros. 

O dinheiro apreendido estará relacionado com uma transação de euros verdadeiros por “euros negros”, em que os suspeitos, através de um esquema, terão astuciosamente burlado os lesados, causando-lhes um prejuízo patrimonial de cerca de 19 mil euros. 

A PSP encetou diligências no sentido de intercetar todos os intervenientes no ilícito, uma vez que no local somente estariam 3 dos suspeitos e 3 dos supostos lesados, as quais se vieram a revelar positivas, tendo os suspeitos sido detidos.

Os suspeitos, premeditadamente e dois dias antes, num estabelecimento comercial, através da aplicação de reagentes químicos, em cartolina de cor preta sobreposta em dinheiro “real”, procederam a uma demonstração de duplicação de dinheiro, criando nos burlados a convicção de que os 19 mil euros investidos se iriam duplicar em 38 mil euros. Após terem na sua posse a quantia investida, é entregue aos “investidores”, uma mala com maços de notas pretas, as quais têm as dimensões e a impressão de uma nota de 100 euros.

Como resultado, foi possível recuperar e apreender a quantia anteriormente referida, maços de papel embrulhados com as dimensões e a impressão de notas de 100 euros, além de impressora e produtos químicos utilizados na burla.

Os detidos, após serem presentes à 1.ª Seção de Instrução Criminal e submetidos a 1.º interrogatório judicial, ficaram sujeitos à medida de coação de apresentações semanais.

Comentários