“2 Carteiristas em Prisão Preventiva”

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 21 de agosto pelas 21h25, em Sesimbra, no âmbito de uma investigação em curso, efetuou a detenção em flagrante delito de dois homens, de 36 e 56 anos de idade, por furto qualificado.

A detenção surge no momento em que os suspeitos efetuaram o furto de uma mala a uma turista que jantava num restaurante daquela localidade. Apercebendo-se que a vítima tinha colocado a sua mala nas costas da cadeira, num momento de distração, concretizaram o furto sem que esta se tivesse apercebido.

Na posse dos objetos furtados, abandonaram o local e tal como em outras situações similares, procuraram de imediato utilizar fraudulentamente os cartões bancários das vítimas. 

Este era modo de atuação frequente, em que, quer mediante a localização do PIN dos cartões, quer com recurso à assinatura no caso dos cartões de crédito, os suspeitos iniciavam a utilização dos cartões em levantamentos bancários, no valor máximo permitido por dia (€200), efetuando de seguida várias transações, nomeadamente compras de valores avultados.

Os detidos, já referenciados por este tipo de ilícito, tendo já sido condenados a penas de prisão, foram presentes no sábado a sede de 1.º interrogatório judicial, no Campus de Justiça, em Lisboa, tendo-lhes sido aplicada como medida de coação, Prisão Preventiva. 

Refira-se que, no âmbito da mesma investigação, a qual já dura há cerca de 2 meses e na qual já se encontra outro elemento do grupo em Prisão Preventiva desde o mês de julho, pelo que acreditamos ter desmantelado mais um grupo que se dedica a este tipo de ilícito sobretudo na área da cidade de Lisboa, mas também noutros locais onde há uma grande concentração de turistas.


Comentários