Proteção ambiental

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Equipa de Proteção Ambiental do Núcleo de Segurança Privada, continua a desenvolver atividades de fiscalização direcionadas para a proteção ambiental, em colaboração com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

De entre essas atividades destacam-se aquelas que são dirigidas, especificamente, ao comércio de espécimes de espécies protegidas, nomeadamente no âmbito da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.

Na sequência da última ação de fiscalização do género, foi detido em flagrante delito no dia 19 de julho, na feira das Galinheiras em Lisboa, um homem de 62 anos, que comercializava exemplares de espécie protegida, vulgarmente designada de rola brava (Streptopelia Turtur). As aves foram-lhe apreendidas e entregues no Centro de Recuperação do Parque Florestal de Monsanto.

Refira-se que, durante os últimos meses, foram apreendidas 72 aves protegidas e cerca de €103 em dinheiro e detidos sete homens que se dedicavam à sua comercialização. A espécie vulgarmente conhecida por pintassilgo (Carduelis Carduelis) é a que denota maior prevalência, representando cerca de 56% do total de aves apreendidas. 

É intenção do Comando Metropolitano de Lisboa continuar a desenvolver atividades no âmbito da proteção ambiental, apostando em despertar, cada vez mais, a consciencialização ambiental dos cidadãos.

Comentários