Mulher detida pela prática de várias burlas

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 14, procedeu à detenção, através de mandado emitido por Autoridade de Polícia Criminal, de uma mulher, com 65 anos de idade, por ser suspeita da prática de vários crimes de burla qualificada.

A mulher, que fazia da prática deste tipo de ilícito modo de vida, escolhia como vítimas senhoras idosas, com idades compreendidas entre os 78 e 90 anos, as quais, pela avançada idade, representavam alvos fáceis.

Através de conversa com as vítimas, conseguia obter informação sobre o nome de algum dos seus familiares e posteriormente utilizava esses dados para fazer crer às idosas que o mesmo teria sofrido um acidente grave. Para credibilizar a sua história simulava telefonemas com os supostos familiares das vítimas, médicos ou enfermeiros que os estariam a tratar. Em algumas das situações chegou mesmo a fazer-se passar por funcionária de várias companhias de seguros, pedindo, nessa qualidade, quantias monetárias (entre 300 ou 500 euros) para que o seguro do familiar acidentado fosse acionado.

As burlas renderam à suspeita a quantia monetária aproximada de 5. 560 Euros, deixando efetivamente algumas das vítimas numa situação de fragilidade e carência económica.

A detida, já com antecedentes criminais, tendo inclusivamente cumprido pena de prisão pela prática de ilícitos desta natureza, foi presente durante o dia de ontem, na Instância Central, 1.ª Secção de Instrução Criminal do Tribunal da Comarca de Lisboa, para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido decretada a medida de coação mais gravosa – prisão preventiva.

Comentários