5 Detidos pela prática de várias burlas qualificadas

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 23, pelas 11h00, através do cumprimento de mandados de detenção emitidos por Autoridade Judiciária e na sequência de uma investigação com aproximadamente 1 ano de duração, procedeu à detenção de 4 homens e de 1 mulher, com idades compreendidas entre os 21 e os 41 anos de idade, por serem suspeitos da prática de vários crimes de burla.

O modo de atuação deste grupo, passava por, localizar homens de alguma idade, que aparentassem ser de classe média/alta, fazendo uma aproximação aos mesmos no sentido de ganhar a sua confiança, uma vez que se faziam passar por antigos conhecidos de familiares, conseguindo dessa forma recolher informação pessoal.

Posteriormente, informavam que iriam abrir uma loja, numa superfície comercial, ofereciam brindes às vítimas e referiam que iriam ter à sua disposição na futura loja, equipamento de última geração, que seriam disponibilizados com vantajosos descontos devido à amizade e aos laços que mantinham.

Aproveitando ainda o fato de estarem próximos de uma ATM/Agência bancária, os suspeitos convenciam as vitimas a efetuar levantamentos monetários para “garantia/IVA” do equipamento com desconto. 

Na posse do dinheiro os suspeitos dividiam os lucros entre si, cabendo partes iguais independentemente do número de participantes, ou de quem teria a ação direta, descontando o valor bruto dos brindes/iscos usados, que rondariam os 30 a 40 Euros cada.

Os detidos, já referenciados pela prática destes ilícitos criminais, foram presentes na Instância Central, 1.ª Secção de Instrução Criminal do Tribunal da Comarca de Lisboa, para 1.º interrogatório judicial, tendo sido decretada a três deles a medida de coação mais gravosa – prisão preventiva, ficando os restantes sujeitos a apresentações periódicas.

Comentários