Apreensão de marfim

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através do Núcleo de Segurança Privada, desenvolve
atividades de fiscalização direcionadas para a proteção ambiental, algumas das quais com a  colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Destas atividades destacam-se a realização de ações de fiscalização dirigidas ao comércio de espécies protegidas, nomeadamente no âmbito da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção. Estes são utilizados como peças decorativas, sendo as mais comuns em marfim, cetáceos e rinoceronte.

Das ações dos últimos dias desenvolvidas na área de responsabilidade do Comando Metropolitano de Lisboa, salientam-se os seguintes resultados operacionais:
  • 131 Peças apreendidas;
  • 5 Infrações contraordenacionais verificadas, relativas às condições de organização, manutenção e atualização do Registo Nacional CITES; (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção).

Das peças apreendidas destacam-se duas pontas de elefante em bruto sem qualquer marcação ou certificado, com cerca de 14Kg e 120cm, cada.

O Comando Metropolitano de Lisboa continuará empenhado em desenvolver atividades no âmbito da proteção ambiental, apostando em despertar cada vez mais a consciência ambiental dos cidadãos.

Comentários