Apreensão de armas ilegais

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 4ª Divisão e da Divisão de Investigação Criminal, ontem, pelas 13h30, procedeu à apreensão de três armas de fogo e centenas de munições a um homem de 29 anos de idade.

Após notícia de que estaria a decorrer uma altercação à ordem, num estabelecimento comercial na Ajuda, deslocaram-se meios policiais ao local, tendo apurado que se trataria de uma situação de ameaças e injúrias de um filho à sua progenitora.

No decurso do diálogo com a lesada, a mesma informou que o seu filho possuía armas de fogo, alegadamente herança do seu Pai, e que teria afirmado que iria buscar uma com o intuito de a ameaçar. 

Enquanto os polícias dialogavam com a vítima, ouviram dois disparos nas proximidades do local onde se encontravam, visualizando de seguida o suspeito com um comportamento estranho. Ao aperceber-se da presença dos polícias, aquele iniciou uma fuga, inicialmente apeada, despistando os agentes.

Contudo, após recolha de informações, foi possível apurar que o suspeito havia seguido numa viatura de sua propriedade, levando os polícias a suspeitar que se teria deslocado para a sua residência, também na Ajuda, local onde foi visualizada a viatura, vindo a apurar-se que o suspeito estaria no interior da residência. Este, ao aperceber-se da presença dos agentes, tentou evitar a intervenção policial, fugindo pelas traseiras da residência onde, poucos metros adiante, foi intercetado por outros polícias que se encontravam no local.

Na residência do suspeito foram encontradas duas armas, uma pistola de calibre 7,65mm e uma caçadeira de canos serrados e, na residência da sua mãe, e entregue voluntariamente por esta, um revólver.

Da busca ao interior da residência foi ainda possível encontrar um largo espólio relacionado com o manuseamento e utilização de armas de fogo:
  • 465 Munições de diversos calibres, correspondentes às várias armas apreendidas;
  • Dois petardos;
  • Um par de Algemas;
  • Dois Carregadores pertencentes à pistola de 7,65mm;
  • Três Coldres;
  • Uma arma branca, tipo borboleta;
  • Um livro que permitia dissimular o revólver no seu interior, e;
  • Documentação variada relativo a armas.
Todo o material foi apreendido, tendo o suspeito sido constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.

Comentários