Espaço Júlia – Projeto inovador de apoio às vítimas de violência doméstica

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 1ª Divisão Policial, a Freguesia de Santo António, o e Centro Hospitalar Lisboa Central assinaram hoje, um protocolo de cooperação com vista à abertura de um equipamento inovador em Portugal: o Espaço Júlia – espaço multidisciplinar de intervenção e acompanhamento às vítimas de violência doméstica.

Este protocolo tripartido permite abertura de um equipamento inovador onde será prestado apoio multidisciplinar às vítimas deste tipo de crime, funcionando 24h por dia.

Este espaço, a funcionar a partir do mês de julho, oferecerá um atendimento especializado, por técnicos de acção social com formação específica na área da violência doméstica, conjuntamente com polícias da PSP, bem como o encaminhamento por diversas autoridades com competências na saúde e segurança social.

O local terá uma entrada independente, assegurando assim a privacidade, o conforto e a segurança devidas às vítimas deste tipo de crime. Será composto por três gabinetes, um espaço dedicado às crianças e terá, para além da intervenção directa, competências na promoção de actividades de carácter preventivo e pedagógico na comunidade local. 

Da autoria do departamento de Acção Social da Freguesia de Santo António, entidade que há vários anos desenvolve parcerias institucionais com vista à sinalização, apoio e encaminhamento de vítimas de violência doméstica, o novo equipamento, designado Espaço Júlia - RIAV (Resposta Integrada de Apoio à Vítima) - funcionará na Rua Luciano Cordeiro, em instalações junto à entrada do Hospital Santo António dos Capuchos, que serão agora intervencionadas e adaptadas pela Freguesia de Santo António. 

O nome deste novo equipamento - Espaço Júlia - é uma homenagem a Júlia, idosa que vivia nesta mesma Rua e que no dia 25 de Setembro de 2011, aos 77 anos, num acto de violência doméstica, foi assassinada pelo marido, com quem estava casada há mais de 30 anos.

Comentários