Detido pela prática de vários crimes de burla

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 13 de abril, através da emissão de Mandado de Detenção por Autoridade de Polícia Criminal, procedeu à detenção de um homem, com 59 anos de idade, por ser suspeito da prática de 5 crimes de burla qualificada.

O suspeito atuava com a colaboração de dois cúmplices, o primeiro estava incumbido de sinalizar as potenciais vítimas e o outro de auxiliá-lo posteriormente na abordagem das mesmas. No exterior dos estabelecimentos, o suspeito abordava as vítimas dizendo ter encontrado uma carteira/saco contendo uma avultada quantia em dinheiro, questionando a vítima se o mesmo não lhe pertencia. Nesta altura surgia o segundo cúmplice, afirmando que o saco/carteira era seu, sendo ambos merecedores de uma recompensa pelo achado. 

De seguida, de forma astuciosa, convenciam a vítima a colocar a sua carteira num saco, juntamente com o saco/carteira achada, conseguindo posteriormente, apoderar-se da sua carteira sem que a mesma se apercebesse. 

O suspeito foi cabalmente reconhecido por quatro vítimas, sendo ainda, através de impressões digitais, associado à prática de uma outra burla.

As vítimas eram sempre mulheres de idade mais avançada, sendo abordadas ao abandonarem estações de correio ou dependências bancárias.

Os factos remontam a maio do ano de 2014, sendo o último conhecido em março deste ano. No total o suspeito causou um prejuízo patrimonial às vitimas de cerca de € 7250,00.

O detido, já com antecedentes criminais, foi presente na Instância Central, 1.ª Secção de Instrução Criminal do Tribunal da Comarca de Lisboa, para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações diárias no estabelecimento policial da área de residência.

Comentários