Ação de sensibilização nos transportes públicos

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos (DSTP), no âmbito da prevenção à criminalidade nos transportes públicos, irá desenvolver em parceria com a 1.ª Divisão Policial e com os Transportes de Lisboa uma Acão de sensibilização no próximo dia 15 de abril.

Entre as 10H00 e as 11H30 desse dia, serão divulgados conselhos sobre medidas preventivas de segurança nas estações do metro do Cais do Sodré e Marquês de Pombal, bem como na Praça da Figueira. Nestas locais teremos a grande ajuda de pequenos polícias que irão sensibilizar os passageiros e distribuir folhetos com conselhos de segurança, pelo que convidamos os OCS a participar nesta Campanha, podendo contactar o Subcomissário Jairo Campos através do contacto 962128408, entre as 10h30 e 11h00, na estação do Cais do Sodré.

Esta Campanha de Segurança tem assim como objetivo a sensibilização e consciencialização para a segurança nos transportes públicos, alertando para os comportamentos de risco na sua utilização, existindo atualmente diversos alertas sonoros e visuais difundidos pelas operadoras em consonância com os conselhos da Polícia de Segurança Pública, relembrando os cuidados que cada cidadão pode ter para aumentar a sua própria segurança, nomeadamente: 
  • Redobre a atenção quando o comboio está parado, especialmente quando ouvir o sinal de fecho de portas.
  • Evite viajar isoladamente.
  • Mantenha os seus pertences junto a si, nunca os coloque sobre os bancos.
  • Tenha especial cuidado nos aglomerados de passageiros, especialmente quando sente empurrões.
  • Se for vítima de assalto não reaja. Capte o máximo de caraterísticas possíveis dos assaltantes e ligue o 112 quando estiver em segurança.
  • Maximize a sua segurança, minimizando a exposição ao perigo. Comunique a qualquer agente da autoridade, vigilante ou funcionário, quaisquer suspeitas.
  • Sempre que tenha qualquer dúvida ou se sinta ameaçado, contacte o polícia mais próximo!


Comentários