Ação de fiscalização, contra o estacionamento irregular

Na procura de uma convivência pacífica entre todos os utentes da via e passagens pedonais, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Transito, irá promover uma ação de prevenção e fiscalização, contra o estacionamento irregular.

O objetivo é proporcionar aos peões e condutores de veículos, uma circulação viária mais segura e ordeira com especial incidência nas artérias onde o estacionamento irregular constitui evidente perturbação ao trânsito automóvel e à circulação de pessoas, pelo que o contributo de todos é fundamental. 

É importante ter presente que o estacionamento, dentro das localidades, deve ser feito nos locais destinados a esse efeito. 

O mau estacionamento prejudica a circulação e segurança dos peões, condutores e passageiros. Estacionar a menos de 5 metros da passadeira ou de um cruzamento, diminui o campo de visão dos condutores em circulação, aumentando o risco de atropelamento e colisão.

Estacionar no passeio pode impedir o acesso de meios de socorro prante uma catástrofe ou o auxílio de alguém em perigo. Pode ainda dificultar a circulação dos peões, especialmente os idosos, pessoas com mobilidade reduzida e peões que circulem com carrinhos de bebés pois são forçados a sair do passeio e a deslocarem-se para a faixa de rodagem.

Nesta senda, através do patrulhamento intensivo, irão ser verificadas as infrações e levantados os autos contraordenacionais que se afigurem necessários, impedindo assim o estacionamento irregular, nomeadamente, nas seguintes zonas:
  • Zona da Graça e Martim Moniz;
  • Zona das Laranjeiras e artérias envolventes do C. C. Colombo;
  • Zona do Parque das Nações;
A PSP de Lisboa pretende melhorar as condições de circulação, estacionamento e segurança nas artérias de Lisboa, em especial junto das superfícies comerciais, polos turísticos e zonas habitacionais e de maior circulação de pessoas pelo que a conduta cívica dos cidadãos é preponderante para a obtenção do bem-estar social que todos desejamos.

Comentários