"TERCEIRA FASE DA ZER DIA 15 DE JANEIRO"

"A terceira fase da Zona de Emissões Reduzidas (ZER) em Lisboa, entra em vigor dia 15 de janeiro de 2015, para os veículos ligeiros e pesados.
Nesta nova fase, serão também considerados os táxis, até agora excluídos do cumprimento da norma. A partir de 1 de julho de 2015, os táxis ligeiros apenas poderão circular nas Zonas 1 e 2 desde que respeitem a norma de emissões Euro 1, ou tenham emissões consideradas similares.
Apesar dos resultados já atingidos, na Zona 1 entre 2011 e 2012, serem globalmente positivos para o ambiente - redução de emissões poluentes em 20% no caso das partículas (PM10), e 8% no caso do dióxido de azoto (NO2) -, os valores agora conhecidos, divulgados no estudo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, ainda excedem os limites máximos estabelecidos pela União Europeia. O tráfego automóvel "continua a ser a principal causa da degradação da qualidade do ar" em Lisboa.
Os veículos ligeiros, construídos antes de janeiro de 2000, e ospesados construídos antes de outubro de 2000, que não respeitem a norma de emissões Euro 3, deixarão de poder circular na Zona 1, nos dias úteis, entre as 7 e as 21 horas, a partir de 15 de janeiro de 2015. Mantém-se a permissão de atravessamento desta zona entre a Rua das Pretas e a Praça da Alegria, e na Rua da Conceição.
Os ligeiros construídos antes de janeiro de 1996 e os pesados construídos antes de outubro de 1996, que não respeitem a norma de emissões Euro 2, deixarão de poder circular Zona 2, nos dias úteis, entre as 7 e as 21 horas, a partir de 15 de Janeiro de 2015.
Devido às suas características particulares, a Câmara contemplou um regime de exceção para alguns veículos."

Comentários