Grupo de carteiristas detidos indiciados em 22 furtos

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, ontem, entre as 09H00 e as 16H00, levou a efeito uma operação de combate a carteiristas, cumprindo 3 mandados de detenção e 4 mandados de busca domiciliária, procedendo à detenção de 2 homens e 1 mulher, com idades compreendidas entre os 51 e os 57 anos, com buscas efetuadas no Bairro Padre Cruz, na zona de Benfica e na Baixa de Lisboa. 

Quando a equipa da investigação criminal se preparava para dar início à operação, para cumprimento dos mandados de detenção, deparou-se com os detidos a efetuar mais um furto qualificado em flagrante delito, a um estrangeiro que viajava de Entrecampos para Lagos, a quem furtaram a carteira que continha 65 dólares canadianos, 141 dólares americanos e 875 Euros.

Deste grupo organizado de carteiristas, particularmente ativo, o mais velho era o líder, que nunca concretizava propriamente o furto, mas facilitava o cometimento do mesmo, dificultando/bloqueando a passagem dos alvos. Para tal fazia uso de uma indumentária cuidada, e, com uma pasta na mão, oferecia ajuda à pessoa que viria a ser a sua vítima.

O grupo está indiciado em 22 furtos, cujo total dos crimes ascende a mais de 20.000 euros, e atuava nas Estações da CP do Oriente, Entrecampos e Sete Rios, bem como em vários centros comerciais da cidade de Lisboa, tendo como alvos preferenciais turistas que faziam as viagens de longo curso, a quem furtavam as carteiras depois de oferecer ajuda. Nos centros comerciais, o objetivo era seguir as vítimas até às lojas de câmbios, verificar as quantias levantadas e posteriormente segui-las até conseguirem habilmente furtar o dinheiro. 

A investigação teve início no mês de Setembro de 2014, decorrente de queixas por diversos furtos ocorridos nos locais referidos, culminou agora com a detenção destes três elementos do grupo, e com a apreensão de vários artigos suspeitos de serem produto dos furtos, de onde se salienta a apreensão de várias notas estrangeiras. 

Todos os detidos têm antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime, sendo que actualmente o líder do grupo encontra-se a cumprir a medida de coação de apresentações bissemanais, tendo dois deles sido já condenados por crimes de índole semelhante.

Os detidos estão a ser presentes ao Juiz de Instrução Criminal para primeiro interrogatório judicial e aplicação da respetiva medida de coação.

Comentários