Detido pelo crime de burla qualificada

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, ontem, pelas 16H50, na Av. Duque Ávila, em Lisboa, procedeu à detenção de um homem, de 29 anos de idade, pelo crime de burla qualificada

O suspeito, através de um anúncio publicitado num sítio da Internet que anunciava a venda de um imóvel por 1 milhão de euros, procedeu ao contacto com a vendedora informando-a que estava interessado na aquisição do prédio.

Após vários contactos estabelecidos entre as duas partes, o suspeito fez crer à vendedora que teria 3 milhões de euros para investir em vários negócios em Portugal, mas para que os mesmos fossem desbloqueados, de uma conta bancária na Costa do Marfim, teriam de entrar, em Portugal, na forma de notas pretas e que a lesada teria de proceder à entrega de 50 mil euros.

No sentido de ser criada uma convicção na vendedora, da veracidade da situação, o suspeito, através de vários reagentes químicos, demonstrou a transformação de uma nota de 50 euros em papel preto e vice-versa, facto consumado e acreditado pela vítima.

Após acordo final para a troca de dinheiro o suspeito foi intercetado, em plena execução do ilícito, na posse de uma mala, com os seguintes objetos:
  • 2 Recipientes com produtos químicos;
  • 385 euros em dinheiro;
  • 4 Pacotes (vulgo maços), embrulhados e fita adesiva e contendo várias folhas de cartolina com as dimensões das notas de 50, 100, 200 e 500 euros.
  • 1 x-ato;
  • 1 Rolo de papel de alumínio.
Após diligências efetuadas, foi possível verificar que o suspeito se havia identificado, aos elementos policiais, com um documento de identificação falso, estando o mesmo, após correta identificação, referenciado na Região Autónoma da Madeira com crimes desta natureza e com as medidas de coação de apresentações diárias e de proibição de sair desse arquipélago, medidas essas que não estava a cumprir.

Após pesquisas efetuadas pela Internet é possível verificar que nos últimos tempos este tipo de crime, conhecido pelos dólares/euros negros, tem ocorrido em vários países, tendo vários empresários sido vítimas em prejuízos que envolvem milhões de euros.

O detido está a ser presente, hoje, ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para 1.º interrogatório judicial e aplicação da respetiva medida de coação.

Comentários